domingo, 25 de fevereiro de 2018

Retinopatia diabética na ARSLVT

Número de rastreados aumenta em 56% e fica próximo dos 75 mil.
Em 2017, foram rastreados para a retinopatia diabética, doença que causa perda visual e até mesmo cegueira, perto de 75 mil diabéticos (74.744) seguidos nos 15 Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) .
Destes, 7.914 utentes foram encaminhados para consultas de oftalmologia nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde e na Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, 3.550 dos quais devido a diagnóstico de retinopatia.
De acordo com os dados revelados pela ARS, o número de pessoas rastreadas aumentou 56% (mais 26.960 pessoas) em relação ao ano anterior, 2016, o que também se traduziu num maior número de casos de retinopatia detetados (mais 905 – 27%).
«Estamos no caminho certo para evitar que os diabéticos da região percam visão ou acabem por cegar, algo que iria agravar em muito a qualidade de vida já de si debilitada nestes doentes», afirma Luís Pisco, Presidente da ARSLVT.
O objetivo, por isso, é manter este rastreio organizado de base populacional e conduzir à participação de cada vez mais utentes. «É preciso ter a noção de que este é um serviço de saúde de que as pessoas não usufruíam até há bem pouco tempo. Isto significa que estes doentes só têm a ganhar se aderirem a um programa que vai ao seu encontro nos centros de saúde e é inteiramente gratuito».
Luís Pisco salienta que os números obtidos nestes dois anos de rastreio demonstram «uma adesão muito positiva por parte dos diabéticos contactados, mas também um grande envolvimento dos profissionais que abraçaram esta iniciativa».
Recorda-se que 2017 foi o primeiro ano em que o rastreio da retinopatia diabética foi implementado em toda a região de Lisboa e Vale do Tejo, apenas um ano depois do arranque do projeto.
O programa de rastreio de retinopatia diabética conta com a colaboração da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, que executa o programa em seis dos 15 agrupamentos de centros de saúde da ARSLVT.

Visite:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo  – http://www.arslvt.min-saude.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário