domingo, 25 de fevereiro de 2018

Duas novas USF

Unidades em Barcelos e Gondomar abrem dia 19 de fevereiro.
A Unidade de Saúde Familiar (USF) Martim, em Barcelos, e a USF Despertar, em Gondomar, entram em funcionamento no dia 19 de fevereiro.
A USF Martim, 242.ª criada na região Norte, situa-se na Rua de Santa Maria, em Barcelos, e está dimensionada para atender, aproximadamente, 5.700 utentes.
Esta USF, que está sediada em instalações devidamente requalificadas, vai dispor de uma equipa de saúde familiar composta por três médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar, três enfermeiros de família e três secretários clínicos, o que lhe vai permitir atribuir profissionais, praticamente, a toda a população inscrita.
A USF Despertar, 243.ª criada na região Norte, situa-se na Rua Chaimite, 344, em Rio Tinto – Gondomar, e está dimensionada para atender, aproximadamente, 7.200 utentes.
A unidade vai dispor de uma equipa de saúde familiar composta por quatro médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar, quatro enfermeiros de família e três secretários clínicos, o que lhe vai permitir atribuir profissionais, praticamente, a toda a população inscrita.
Em ambas as novas unidades de saúde estão incluídos os serviços da carteira básica preconizada atualmente e adequada às características da população: vigilância, promoção da saúde e prevenção da doença nas diversas fases da vida (Medicina Geral, Saúde da Mulher, Saúde do Recém-nascido, da Criança e do Adolescente, Saúde do Adulto e do Idoso); cuidados em situação de doença aguda; acompanhamento clínico das situações de doença crónica e patologia múltipla; cuidados no domicílio e integração e colaboração em rede com outros serviços, sectores e níveis de diferenciação, numa perspetiva de «gestor de saúde» do cidadão.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Norte – http://www.arsnorte.min-saude.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário