sexta-feira, 8 de junho de 2018

360º - O que Centeno diz (e não diz) sobre a nossa economia. Portugal vence antes do Mundial. Detalhes da operação que deteve ex-líder da Juve Leo

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
A máquina da seleção está pronta para o Mundial.Portugal ganhou à Argélia por 3-0 no último encontro de preparação e, na crónica do jogo, o Bruno Roseiro escreve que "o resultado até foi curto, ao contrário da exibição".
 
Ontem, Ronaldo chegou às 150 internacionalizações(Figo, por exemplo, teve apenas 127). No topo da lista internacional está o médio Ahmed Hassan, com mais 34 jogos, pelo Egito.
 
No final, do jogo, ainda faltavam mais uns golos. O filho mais velho de Cristiano Ronaldo entrou em campo para fazer alguns remates colocados à baliza, como pode ver aqui.
 
 
Mais informação importante

Mário Centeno decidiu escrever um artigo num site internacional especializado a contestar a contribuição da troika para a retoma em Portugal. Segundo o ministro das Finanças, o mais importante foram as supostas reformas dos governos portugueses nos últimos vinte anos e não as medidas do programa de ajustamento. O Edgar Caetano e o Nuno Vinha leram o texto de Centeno ao detalhe e analisam o que ele diz e (mais importante) o que não diz.

Já que está com uma caneta e um papel, Mário Centeno pode tomar nota de mais uma reivindicação: a Associação dos Oficias das Forças Armadas acusa o Governo de "desigualdade" por causa das progressões nas carreiras e do reconhecimento dos anos congelados. E promete lutar “até às últimas consequências”​.

O PCP está a fazer as suas jornadas parlamentares numa antiga igreja e, decididamente, parece já ter pouca fé na geringonça. Jerónimo de Sousa criticou a colagem do PS ao PSD e ao CDS em áreas como a legislação laboral e anunciou seis projetos de lei que desafiam o acordo feito entre os socialistas e os parceiros sociais (à exceção da CGTP). Além disso, o PCP diz que o Governo “tarda em romper” com a política de direita na saúde e vai chamar o ministro ao Parlamento.

O Estado-Maior-General das Forças Armadas reagiu à notícia do Observador sobre manifestações na República Centro Africana em que se acusa a força portuguesa de "crimes contra a humanidade". E garante que os militares só usam armas “em situações limite”.

No ranking das reclamações, o Hospital Amadora-Sintra lidera no público, o Hospital da Luz no privado.Os números, relativos a 2017, foram divulgados pela Entidade Reguladora da Saúde.

O Tribunal de Contas recusou no ano passado visto a 39 contratos no valor de 118 milhões. É uma descida face a 2016. Os números constam do relatório de atividades da instituição, divulgado esta sexta-feira.

É uma história que acaba com um “Obrigada, sr. ladrão”. A proprietária de um carro roubado apelou no Facebook a que os ladrões devolvessem a cadeira de rodas do filho. Depois de 47 mil partilhas e 5.600 comentários no seu post, a cadeira apareceu à porta de casa.

Trump anunciou que “está tudo pronto” para a cimeira com Kim Jong-un. E, optimista, até admitiu que no futuro possa haver uma visita de Estado do ditador norte-coreano aos EUA.

Em plena guerra comercial, Trump chega hoje ao G7 “isolado” —​ e tudo indica que também sairá de lá sozinho. Alguns líderes mundiais fizeram saber que vão confrontar o Presidente dos EUA com a recente decisão de aumentar as tarifas.

Afinal, sempre há vida em Marte? Os cientistas têm novidades e a NASA anunciou ontem algumas, por exemplo sobre o gás metano.

A França aprovou uma lei que proíbe a utilização de telemóveis nas escolas. É uma “medida de desintoxicação”, defendem as autoridades.​

Para deter o antigo líder da Juve Leo, a PSP esperou que Fernando Mendes terminasse de jantar num restaurante no mercado de Arroios. Outro suspeito nas agressões de Alcochete foi apanhado no meio do trânsito. A Sónia Simões conta os detalhes da operação policial. (A paixão e os exageros de Fernando Mendes estão contados neste vídeo.)

No meio destes avanços judiciais, o Sporting continua sem treinador. Scolari admitiu ontem ter recebido um convite, mas pôs-se de fora: “Neste momento não posso aceitar”.

Rui Caeiro, vogal das modalidades e administrador executivo da SAD do Sporting, deu uma entrevista ao Observador sobre o atual momento do clube. Frases fortes: “Não podemos convocar eleições todos os meses ou anos mas ouviremos os sócios em assembleia”; e "As eleições não se ganham em canais de TV, ganham-se nas urnas e nas assembleias".

No Benfica, são três e não apenas uma as empresas de consultoria informática envolvidas num alegado esquema de fraude fiscal. As autoridades esperam constituir mais arguidos numa segunda fase da investigação, escreve o JN.



Os nossos Especiais
 
Uma coligação improvável em Itália que inquieta Bruxelas. Uma reviravolta inesperada em Espanha. A Alemanha a regressar ao palco europeu e a refrear Macron. São estes os temas do último Conversas à Quinta, que junta José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto.
 

A nossa Opinião

Rui Ramos​ escreve "A nova esquerda entre chalets e princesas": "O código de conduta dos novos progressistas é assim: podem ter chalets de 600 mil euros, não podem é chamar “princesas” às filhas".

Diana Soller​ escreve "A ferida catalã": "Em Espanha, o ressentimento entre unitaristas e separatistas veio para ficar. Sem resolver este problema é legitimo duvidar que alguma legislatura, obrigatoriamente fragmentada, chegue muito longe".


Notícias surpreendentes

Na primeira noite do Primavera Sound tivemos Lorde, Father John Misty e Tyler. A música mudou e o Primavera não tem vergonha de ser pop e hip hop. Todos os detalhes do que se viu e ouviu estão aqui.
 
E o que é que se anda a vestir pelo Parque da Cidade?Entre purpurinas e havaianas, a chuva não estragou os melhores looks.
 
Esta sexta-feira, há sete concertos a não perder no Primavera, com indie-rock, hip hop e muita eletrónica. Estas são as nossas apostas.

Vamos à fruta e aos legumes: na nossa lista do que está na época, temos figos, beringela, meloa ou feijao-verde.
 
E vamos ao vinho: temos 14 vinhos para o verão a menos de 10 euros. São brancos, tintos e rosés. (Já agora, confira a nova tendência finlandesa, depois do hygge e do lagom — beber em casa, sozinho, em cuecas.)
 
Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário