quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

360º - O que Carlos Costa disse ontem à SIC e as perguntas a que ainda tem de responder. O parecer sobre a greve de enfermeiros em 5 pontos essenciais

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
O presidente de um dos sindicatos dos enfermeiros que convocou a paralisação das cirurgias anunciou que vai fazer greve de fome em frente ao Palácio de Belém. “Se era necessário um mártir, sou eu”, disse Carlos Ramalho numa conferência de imprensa.

O aumento de pressão levou à divisão dos sindicatoso Sindepor, de Carlos Ramalho, manteve a greve; a ASPE cancelou-a. Está em causa a ameaça do governo de marcar faltas injustificadas aos enfermeiros que não apareçam a partir de hoje.

A nova posição de força do Ministério da Saúde acontece por causa do parecer da Procuradoria-Geral da República que declarou a primeira greve ilegal e que se aplica também a esta. O que é que está realmente em causa nesse documento? Dois especialistas fazem a análise dos cinco pontos essenciais do parecer.

Neste momento, a guerra continua no Supremo Tribunal Administrativo. Os juízes tomarão em breve uma decisão.


Mais informação importante
 
Carlos Costa sentiu obrigação de dar uma entrevista à SIC para se defender. O governador do Banco de Portugal garantiu que não participou em nenhuma das 25 grandes operações ruinosas da Caixa e explicou que só participava “ocasionalmente” no conselho alargado de crédito — e apenas para fazer número e compor o quórum.

O governador falou ainda sobre a compra do monte alentejano de Armando Vara“Foram os serviços da Caixa que identificaram a oportunidade, foram os serviços da Caixa que se ocuparam de todo o procedimento de aquisição”.

Apesar de todas as tentativas de explicação, Carlos Costa deixou várias questões por esclarecer:
  • O governador devia ter pedido escusa sobre os temas da CGD mais cedo?
  • Não cabia ao Banco de Portugal pedir a auditoria à Caixa?
  • Carlos Costa comprou o monte de Vara por sugestão do seu gestor de conta? Isso é um procedimento normal com clientes da Caixa?

Joaquim Barroca vai a tribunal negar a versão de Armando Vara apresentada ao juiz Ivo Rosa, no âmbito da Operação Marquês. O ex-gestor do Grupo Lena contesta que a soma de 1 milhão de euros transferida para o ex-ministro a partir de contas suas tenha a ver com serviços de consultoria. A notícia é da SIC.

Fernando Negrão convocou uma reunião do grupo parlamentar do PSD para debater a moção de censura do CDS, que é discutida hoje na Assembleia. Mas depois precisou de cancelar tudo. Motivo: não havia deputados suficientes. Acabou a pedir contributos por email.

Os médicos do SNS já podem, a partir de hoje, passar receitas através do telemóvel. O objetivo é facilitar as consultas ao domicílio ou quando médico e doente estão em locais diferentes.

A Sport TV comprou a totalidade dos direitos do Euro 2020, incluindo pela primeira vez o sinal aberto. A RTP diz estar disponível para negociar os jogos, mas a questão é outra: será que os encontros podem ser transmitidos pela "Sport TV+"? Ou seja: será que um canal emitido por cabo pode ser já considerado de sinal aberto?

Depois do "grupo dos sete", há mais uma deputada a abandonar o Partido Trabalhista. Esta primeira cisão em quase 40 anos não é um assunto menor, mas irá ser um rombo assim tão forte na liderança de Jeremy Corbyn? E qual o papel do Brexit nisto? E do antisemitismo? A Cátia Bruno explica o que se passa em sete perguntas e respostas.

Bernie Sanders anunciou que vai entrar novamente na corrida à Casa Branca em 2020. Juntou-se a uma já longa lista de candidatos democratas que pretendem derrotar Trump.

Na véspera da cimeira inédita convocada pelo Papa sobre abusos sexuais, conhecem-se mais números: em 2018, o Vaticano recebeu cerca de 900 denúncias, escreve o El País.

E há uma polémica: os opositores do Papa atribuem o abusos de menores à “praga da agenda homossexual”. Os cardeais Raymond Burke e Walter Brandmüller divulgaram uma carta aberta sobre o assunto.


Os nossos Especiais

Matou o genro para vingar a morte da filha e, depois, sentou-se num banco à espera da GNR. Começa agora a ser julgado e, se for condenado, Manuel será o recluso mais velho do país. Tem 89 anos.

“O Facebook foi desenhado para ser um vício e isso devia ser ilegal.” Gerd Leonhard, autor do livro "Tecnologia Vs Humanidade", explicou à Ana Pimentel porque é que as pessoas mais sozinhas do mundo estão nas redes sociais.


A nossa Opinião

Eu escrevo sobre "O terrível regresso da “Europa da troika”: "Nas eleições europeias, o PS é contra a 'Europa da troika', contra a 'Europa dos populistas' e contra a 'Europa do Brexit'. Ou seja: é uma soma de confusões, contradições e baralhações".

Tiago Dores escreve "É mais fácil sair do armário do que sair do Bloco": "A óptima notícia foi o afastamento de vários ministros do Governo de António Costa. A péssima notícia foi que Costa os substituiu logo por novos ministros, ainda mais seus amigos que os anteriores".

Maria João Marques escreve "Cogitações sobre a remodelação": "Costa promoveu pessoas com pouquíssima experiência profissional fora da vida política. É dos piores indicadores para qualquer político. Viver sempre na bolha dos partidos é péssimo cartão de visita".

André Abrantes Amaral escreve "O capital liberta": "É do ataque constante ao capital que advêm as empresas descapitalizadas, as famílias endividadas e um Estado sujeito a três resgates internacionais".


Notícias surpreendentes

Karl Lagerfeld morreu ontem aos 85 anos. O diretor criativo da Chanel estava doente há várias semanas.

Ele foi "o último kaiser da moda" e trabalhou até ao final. A vida, as polémicas e a revolução na forma como nos vestimos são lembradas e explicadas aqui.

Além da moda, era conhecido por duas características:os óculos escuros (porque é que nunca os tirava?) e as frases de efeito (como esta: "Sou uma espécie de ninfomaníaco da moda que nunca teve um orgasmo").

Depois da Super Lua de sangue, a Super Lua de neve.Ontem foi possível observar a maior Lua do ano, 14% maior e 30% mais brilhante do que o habitual. Basta ver as fotos.

 
Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições. 
Até já!

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário