quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

CIM Região de Coimbra tem Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal

A Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra constituiu recentemente o Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal que tem como missão contribuir para uma melhor articulação e funcionamento integrado dos gabinetes municipais através da divulgação de políticas florestais, disponibilização e difusão de informação técnica de âmbito florestal.
O GTFI da Região de Coimbra articula  a implementação das ações estabelecidas nos diversos diplomas legais e planos relativos a políticas florestais na Região de Coimbra.
Para além de verificar  a compatibilização  da informação cartográfica dos planos de âmbito florestal municipais e do calendário de execução,  o gabinete intermunicipal assume como compromisso a definição da norma de transposição dos Planos Regionais de Ordenamento Florestal (PROF) para os Planos Diretores Municipais (PDM) junto dos municípios, bem com a preparação das propostas de normativos para a respetiva transposição.
Da missão desta nova estrutura intermunicipal faz também parte a preparação da formação no âmbito dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e de utilização da mesma junto dos Gabinetes Técnicos Florestais municipais da Região de Coimbra.
O GTFI vai coligir toda a informação dos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) dos dezanove municípios e remetê-la ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) bem como preparar e executar ações de fogo controlado e de sensibilização à escala intermunicipal.
O Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal da Região de Coimbra funciona nas instalações da sede da Comunidade Intermunicipal, em Coimbra, em tem o apoio ao funcionamento do ICNF e do Fundo Florestal Permanente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário