terça-feira, 1 de outubro de 2019

Turismo | Águeda assinala o Dia Mundial do Turismo com palestras e visitas guiadas


No âmbito da promoção do Concelho e do Dia Mundial de Turismo, no dia 27 de setembro, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Dr. Edson Santos, esteve na Escola Secundária Marques de Castilho a apresentar, a 4 turmas do curso Profissional de Restauração, o que de melhor se faz ao nível do turismo no Município. Em simultâneo, foi efetuada na Pateira de Fermentelos e na cidade de Águeda uma visita guiada, realizada no âmbito do Projeto LIFE Águeda (LIFE16EN/PT000411), que contou com a participação de cerca de 60 alunos e professores do curso Profissional de Turismo da Escola Arquiteto Oliveira Ferreira.

A Organização Mundial de Turismo estabeleceu, em 1980, o dia 27 de setembro como o Dia Mundial do Turismo. Neste sentido, a Câmara Municipal de Águeda celebrou a data através de duas ações de sensibilização junto de alunos da área de turismo de dentro e fora do Concelho.

Na Escola Secundária Marques de Castilho realizou-se, pelas 15h00 do dia 27 de setembro de 2019, uma palestra pelo Sr. Vice-Presidente, Dr. Edson Santos, com o objetivo de mostrar aos alunos o património e crescimento do Turismo em Águeda, dando ênfase aos principais eventos da cidade como o AgitÁgueda e o Natal de Águeda. Houve tempo para discutir os tópicos mais apreciados pelos alunos e ainda para esclarecer dúvidas dos mesmos relativos ao Turismo que se faz viver no Concelho. Ficou o convite de uma visita futura ao Posto de Turismo, onde todos se podem dirigir para descobrir mais do que Águeda tem para oferecer.

Por outro lado, o Município de Águeda contou com a visita de cerca de 60 alunos e docentes do curso Profissional de Turismo da Escola Arquiteto Oliveira Ferreira, de Vila Nova de Gaia. Tendo já participado nas “V Jornadas Internacionais de Turismo” com lugar em Águeda no passado mês de julho, esta Escola Profissional quis ver mais do que Águeda tem para oferecer. Neste sentido, foi preparado um dia repleto de atividades, que se iniciou com uma visita guiada à Pateira de Fermentelos e vale do rio Águeda, onde percorreram, parcialmente, o trilho pedestre adaptado para pessoas com mobilidade reduzida no âmbito do projeto LIFE Águeda. Neste contexto, os participantes puderam contactar com o património natural e magnifica paisagem desta zona RAMSAR e Rede Natura 2000 e ficaram a conhecer as intervenções que serão efetuadas no sentido de repor o continuum fluvial nos rios Águeda e Alfusqueiro. Após o almoço, contaram com uma visita guiada ao Museu da Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro, seguida de uma visita ao Posto de Turismo de Águeda e terminaram a tarde com uma visita ao Roteiro de Arte Urbana.

Edson Santos, Vice-presidente do Município e com o pelouro do Turismo, deixou ainda uma palavra de apreço a todos os profissionais e cidadãos, que contribuem para que Águeda seja uma referência nacional e internacional a nível turístico, salientando que a simpatia e profissionalismo com que recebem todos os visitantes e turistas, faz a diferença pela positiva! Convida ainda todos os Aguedenses a redescobrirem Águeda e tudo o que tem para oferecer!


Nenhum comentário:

Postar um comentário