sábado, 25 de junho de 2016

360º - Keep calm and carry on. Como vai ser a Europa sem o Reino Unido?

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...... o mundo mudou de forma dramática. E, por isso, esta newsletter tem um formato diferente, para o informar melhor sobre tudo o que se está a passar neste momento.

Os eleitores do Reino Unido decidiram sair da União Europeia - o resultado final do referendo foi de 51,9% pelo "Sair" e de 48,1% pelo "Ficar". Só a Escócia e a Irlanda do Norte votaram pela permanência. O Observador acompanhou esta longa madrugada em permanência neste liveblog, onde pode ver como tudo se desenrolou. Já esta manhã, abrimos um novo liveblog, para atualizar ao minuto toda a informação ao longo das próximas horas.

David Cameron já anunciou a sua demissão. “O povo britânico votou para abandonar a União Europeia e a sua vontade tem de ser respeitada”, disse o futuro ex-primeiro-ministro. “Farei tudo como primeiro-ministro para comandar o navio nas próximas semanas e meses, mas acho que não seria correto para mim tentar ser o comandante a conduzir o navio até ao nosso próximo destino”.

Quem se segue? Muitos olham agora para Boris Johnson, um dos líderes do "Sair" e que com a sua posição passou, num segundo, de amigo de infância a inimigo para sempre de David Cameron. Há não muito tempo, Johnson afirmou ter “mais hipóteses de reencarnar como Elvis Presley ou numa azeitona do que ser primeiro-ministro”. Bem, talvez estivesse a exagerar ligeiramente.

O Reino Unido decidiu sair, mas agora é preciso abrir a porta. O processo de negociação pode demorar dois anos. Vai ser uma longa, longa negociação. A Catarina Falcão falou com Paulo Sande, antigo diretor do gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e colunista do Observador, e com o eurodeputado Rui Tavares e explica tudo.

A imprensa internacional está em ebulição. As palavras"choque", "histórico" e "atónita" aparecem nos principais sites de informação europeus. Já os jornais em papel... enfim, digamos queseria óptimo conseguir parar as rotativas e deitar para o lixo algumas destas capas.

José Manuel Fernandes já escreveu, hoje de manhã, um artigo de opinião sobre os resultados e pede "cabeça fria": "Não é tempo de despeito ou rancor, antes de compreender o mal-estar europeu que levou ao Brexit. A mensagem que os britânicos reforçaram é que os povos não querem nem 'mais' Europa nem mais integração."

Rui Ramos também já publicou um texto no Observador a analisar "a Europa na roleta dos referendos": "O referendo britânico talvez tenha mudado a Europa e o mundo. Mas é importante lembrar que começou como um truque de David Cameron para travar o UKIP. Para evitar uma inundação, deitou fogo à casa."

Outra informação relevante (sim, também há...)Os alunos fizeram ontem o exame de Matemática A do 12.º ano - consideraram a prova difícil, mas a Sociedade de Matemática diz que estava bem estruturada. Pode ver as respostas correctas aqui.

A ADSE vai ter uma dupla tutela: dividir-se-à entre os ministérios da Saúde e das Finanças. É uma solução intermédia, enquanto não se resolve definitivamente se a ADSE será totalmente autonomizada.

Espanha vota no domingo e o João Almeida Dias conta hoje a história do Robin dos Bosques de Marinaleda.Sánchez Gordillo é o líder da grande "utopia comunista" de Espanha e desconfia de Pablo Iglesias.

No futebol ainda não houve Brexit as três nações do Reino Unido apuraram-se para os oitavos. O Hugo Tavares da Silva conta-lhe tudo.

Então quem é que já foi para casa? Muitos, muitos...Aqui estão eles.

Portugal empatou três vezes nos três jogos que ainda fez. Com resultados desses, ainda pode ser campeão? Claro que sim:olhem para a Itália em 1982.

Já Ronaldo, bateu muitos recordes neste Europeu. O Tiago Palma juntou-os todos neste texto.

Notícias surpreendentes

Há 72 novos emojis: caras, gestos, comida, animais, pares e desporto são as categorias que foram alargadas. Veja a lista completa.

Durante cinco meses, o Tiago Tavares vai largar o trabalho para viajar pela América do Sul com a mulher e com os filhos, de 2 e 4 anos. Vai fazer mais de 10 mil quilómetros e, claro, contar toda a experiência no Observador. O primeiro textomostra o itinerário.

As mulheres durante e depois da gravidez - é umafotogaleria deslumbrante que mostra momentos inesquecíveis.

E assim vai o dia. Já sabe que vai ter toda a atualidade sobre o Brexit ao minuto no site e no liveblog do Observador.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário