Depois do Brexit, o Regretxit. O arrependimento de alguns britânicos, depois de terem votado sim pela saída do Reino Unido da União Europeia, é um dos temas que domina as conversas nas redes sociais. Entre petições a pedir novo referendo e buscas sobre o que é a UE no Google.
O sim à saída do Reino Unido da UE continua a criar ondas de choque por toda a Europa.
E se Juncker pede aos britânicos que “saiam o mais rápido possível”, há quem já esteja arrependido de ter votado no Brexit.
Vários britânicos já assumiram a órgãos de informação do país que se pudessem votar de novo, mudariam a escolha e desta vez, votariam na permanência.
Na página oficial do Parlamento do Reino Unido, já foi mesmo criada uma petição a pedir um novo referendo que conta já com mais de 1,5 milhões de subscritores.
No texto desta petição apela-se ao governo para criar “uma regra que determine que se os votos de saída ou permanência forem inferiores a 60% e a adesão for inferior a 75%, deve haver um segundo referendo”.
O voto pelo Brexit foi de 51.9% com uma abstenção de 28%.
“O que é a UE?”, procura-se no Google
Entretanto, no Google as pesquisas mais efectuadas pelos britânicos, no seguimento dos resultados do referendo, sugerem que muitos não sabem no que votaram.
Termos como “What is the EU?” (o que é a UE) ou “What happens if we leave the EU” (o que acontece se deixarmos a UE) estão entre os mais procurados, de acordo com o Google Trends.
Em termos políticos, houve reacções em cadeia em diversos países da UE, com Irlanda e Escócia a falarem também em referendos a independência e Espanha a propor ao Reino Unido a soberania partilhada de Gibraltar.
Em Holanda, França e Itália também já se fala num referendo pela saída da UE. E em Portugal, o Partido Popular Monárquico (PPM) também exige uma consulta popular sobre a permanência na UE.
Perante tantas ondas de choque, seis países fundadores da UE reúnem-se este sábado, em Berlim, para apurar a estratégia de reposta perante este Brexit que já se esperava, mas que está a provocar mais dúvidas e tensões do que se adivinharia.
SV, ZAP
Nenhum comentário:
Postar um comentário