sábado, 25 de junho de 2016

Brexit. E depois do adeus?

Título alternativo
​A diferença foi curta: 51,9% contra 48,1%. Foi curta, mas suficiente. Suficiente para fazer o Reino Unido sair da União Europeia. Suficiente para provocar a demissão do primeiro-ministro, David Cameron. Suficiente para abalar a liderança de Jeremy Corbyn, do Partido Trabalhista. Suficiente para levar a Escócia a referendar novamente a sua independência do Reino Unido. Suficiente para provocar a maior queda de sempre das Bolsas europeias. E suficiente para o Governo português aconselhar os imigrantes a pedirem dupla nacionalidade.

Ontem, os europeus deitaram-se a pensar que o Reino Unido ia ficar na União Europeia (enganados pelas primeiras sondagens) e acordaram a descobrir que afinal era tudo ao contrário. Quem se manteve acordado pôde seguir a evolução dos acontecimentos pelo liveblog do Observador, que esteve em atualização permanente ao longo de toda a madrugada. Logo de manhã, novo liveblogaberto, para seguir ao segundo as consequências de uma decisão histórica, com todos os detalhes.

Nesta newsletter especial, pode ler os melhores textos sobre o Brexit publicados no Observador nas últimas horas. É a nossa tentativa de responder à grande pergunta do dia: e agora?

Um país dividido e uma "City" atordoada

"Glorioso" para uns, "triste" para outros. Para todos, este foi um dia diferente em Londres, depois do "choque" que foi a vitória do "Sair" no referendo à UE. Leia a nossa reportagem.

Que fazer agora ao seu dinheiro?

Os especialistas são unânimes: se investe para o longo prazo, fique quieto. É possível, no entanto, aproveitar as fraquezas da bolsa para fazer boas compras.

9 análises ao choque do Brexit

A opinião de José Manuel Fernandes, Rui Ramos, Miguel Poiares Maduro, Francisco Seixas da Costa, Helena Garrido, João Carlos Espada, André Azevedo Alves, Alexandre Homem Cristo e Lucy Pepper.

Como vai ser o processo de saída? Demora até 2 anos

E agora? Cabe ao Reino Unido pedir ao Conselho Europeu a sua saída e vai decorrer uma longa negociação que pode durar até dois anos. Caso não haja acordo, Reino Unido sai de qualquer forma.

UE quer negociar saída do Reino Unido rapidamente

Líderes das principais instituições da União Europeia juntam-se para passar uma dura mensagem ao Reino Unido: negociações são para começar rapidamente para evitar incerteza desnecessária.

Quem vai ser o novo primeiro-ministro britânico?

Com a demissão de David Cameron, os conservadores vão escolher um novo líder em novembro. Será Boris Johnson, a "rainha do gelo" ou a estrela em ascensão?

As muitas polémicas do homem que diz não à UE

Quem é o político que tomou a dianteira dos eurocéticos fez a libra cair a pique e quer ser primeiro-ministro? Boris Johnson tem uma vida cheia de controvérsias.

Je suis, they aren't. Brincadeiras e reações na net

A madrugada ficou marcada pela saída do Reino Unido da União Europeia. Os internautas levantaram a voz para criticar, apoiar ou simplesmente brincar. As reações virais da Internet estão aqui.

Voto. Os ricos queriam ficar e os pobres sair

Os melhores resultados do "Ficar" foram em Londres, na Escócia e na Irlanda do Norte, enquanto os votantes do "Sair" estão essencialmente em Inglaterra. Mas a maior divisão é sócio-económica.

"Agora é a nossa vez", clama a extrema-direita

Os partidos mais extremistas em alguns países europeus estão a aproveitar o balanço da vitória do Brexit para pedir referendos à permanência na UE: em França, Holanda e Itália já há discórdia.

E agora, como vai ser a Premier League?

Os futebolistas da UE transferiam-se para a liga inglesa como comunitários que são, ou seja, sem restrições. Mas isso acabou com Brexit. Agora, só entram os de "alto calibre". Apenas três por equipa.

"Eu voto Remain em Lisboa". E vocês?

São portugueses com empresas no mercado britânico e fizeram planos de contingência para o Brexit. Será esta uma oportunidade para Lisboa se afirmar cada vez mais como "player" europeu de relevância?

União Europeia não deve negociar de cabeça quente

A UE deve evitar a sobranceria ou o espirito de retaliação nas negociações que vai iniciar com o Reino Unido, defende Jaime Gama. Jaime Nogueira Pinto sublinha a importância do regresso da política.

Canções para ouvir depois do Brexit

O referendo mostrou que a maior parte dos britânicos queriam a saída do Reino Unido da União Europeia. O Observador reuniu algumas canções para dar uma banda-sonora ao Brexit.

E se o referendo fosse em Portugal, como votaria?

A escolha dos britânicos está feita: o Reino Unido está fora da União Europeia depois de um referendo renhido. E Portugal? Votaria pela permanência? Prefereria voltar ao escudo? Vote aqui

21 momentos históricos da União Europeia

Foi muito longa a caminhada que levou à União Europeia como a conhecemos. O Reino Unido é o primeiro país a sair, mas houve muitos outros momentos históricos nos últimos 256 anos. Recorde-os aqui.
Mais pessoas vão gostar das Novidades Observador. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário