sábado, 25 de junho de 2016

Medo e receio: Portugueses põem em causa futuro no Reino Unido

O Reino Unido é principal destino da emigração portuguesa. Uma situação que pode vir a alterar-se, dado o novo estatuto do país, que acaba de decidir que quer sair da União Europeia.
A decisão preocupa não só britânicos, mas sobretudo emigrantes a viver no país. Entre eles estão centenas de portugueses, que se mudaram para o Reino Unido à procura de uma vida melhor e que agora se veem a braços com um novo clima que pode obrigá-los a regressar a casa, sem que o tivessem previsto.
É o caso, por exemplo, de Tiago Carvalho, que mudou há três meses para o pais. Ainda sem trabalho certo, este português de 30 anos, considerou que o mais provável é ter que regressar a casa, dado que esta decisão implicará “mais burocracias, com os vistos e autorizações” e lhe dificultará a permanência no país.
Ódio pelos emigrantes” pode levar a saída
Laura Seixas é produtora e realizadora de cinema e CEO da uma companhia de produção no Reino Unido. Embora se encontre numa situação mais estável, refere ao Notícias Ao Minuto que o seu futuro é ainda “incerto”.
“Neste momento não sei mesmo [o que vou fazer]. Eu tenho aqui uma companhia de produção portanto não posso deixar tudo e ir me embora. Mas tudo vai depender das negociações agora e se este ódio pelos imigrantes é só passageiro”, afirma a portuguesa de 25 anos, que considera que o resultado da votação do Brexit é o resultado “infelizmente” de “grande ignorância da parte dos eleitores” e por “motivos racistas”.
Novos preços irão compensar?
Joana Teixeira está a trabalhar numa agência de comunicação desde dezembro de 2013, em Londres. A sua situação laboral estável deixa-a mais descansada quanto à sua permanência no país, mas há questões que ainda deixam esta portuguesa receosa do que o futuro lhe espera.
Com uma curso superior e um salário acima do valor mínimo anual, Joana Teixeira está crente de que conseguirá pedir facilmente um visto para permanecer e trabalhar no país. A jovem queixa-se porém da falta de informação e questiona se as mudanças que advêm da saída da União Europeia continuarão a ser vantajosas para os emigrantes.
“O que me preocupa neste momento em que estou ainda chocada, confusa e sinto-me desinformada, porque não sei o que vai acontecer ainda nem o que devo ou não fazer. O Brexit vai afetar o preço dos voos para Portugal, no valor da libra que vai descer e não sei se não chegará a uma altura em que já não compensa cá estar e no nível de vida. A vida aqui já é suficientemente cara, por isso tenho medo que o preço das rendas, dos bens essenciais, dos transportes aumente ainda mais”, confessa.
Clima contra emigrantes deixa portugueses receosos
Nas ruas, contam-nos estes portugueses já se ouve os britânicos “a celebrar”, e acresce o receio de uma atitude racista contra os emigrantes.
"Já me sinto um pouco receosa a andar na rua. Na minha cabeça já existe possibilidade de me abordarem por não ser inglesa e me insultarem", afirma Joana Teixeira, que diz que não se sente “bem-vinda” e que está a “a incomodar quando sei que estou a descontar e a contribuir para o país”.
Já Laura fala mesmo em atitudes racistas.
“Hoje de manhã a caminho do trabalho já tive uns ingleses a abanar a bandeira inglesa (ironicamente não a do Reino Unido) a celebrar a saída e a dizerem para ir para casa”, conta a jovem que admite que “ninguém quer ficar num país em que não é bem-vindo”
Fonte: notíciasaominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário