sábado, 25 de junho de 2016

Mais duas colheitas de sangue na região de Portalegre







Praticamente esgotado que está o primeiro semestre de 2016, a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – promoveu recentemente duas brigadas, qualquer delas dignas de registo, e que passamos a apresentar:

Futuros Guardas
Na segunda semana de Junho estivemos no Centro de Formação de Portalegre (CFP) da Guarda Nacional Republicana. Trata-se de uma cortesia, com mais de duas décadas, da GNR para com a ADBSP e os doentes.
Em véspera do términos de mais um Curso: a brigada teve lugar no Quartel de São Bernardo, em Portalegre (sublinhe-se que muitos dos alunos da Escola da Guarda fazem as suas dádivas no Hospital Doutor José Maria Grande).
Inscreveram-se 75 pessoas, das quais nove do sexo feminino. Depois dos exames médicos alguns não puderam estender o braço mas sempre foram angariadas 65 unidades de sangue total.
Onze dos futuros Guardas doaram sangue pela primeira vez. E nada mais, nada menos do que duas dezenas inscreveram-se no Registo Nacional de Dadores Voluntários de Células de Medula Óssea.
A estreita parceria entre a ADBSP e a CFP irá perdurar - para bem de todos quantos necessitam de uma transfusão de componentes sanguíneos.

Em Nisa
Depois rumámos até aos Bombeiros de Nisa, no cumprimento do calendário pré definido. Compareceram 29 voluntários, entre eles 13 mulheres. Três dos presentes não se encontravam em condições clínicas para colaborar, tendo sido coligidas 26 unidades de saquetas.
De referir que se estrearam como dadores um elemento de cada sexo. E mais uma pessoa engrossou o Registo Nacional de Dadores Voluntários de Células de Medula Óssea.
A Câmara Municipal de Nisa apoiou o almoço convívio, servido num restaurante local.

A ADBSP estará em Castelo de Vide, no Centro de Saúde, na manhã do sábado 09 de Julho.

Como não se cansava de afirmar o saudoso Presidente António Joaquim Eustáquio: “nesta época estival há mais gastos de sangue e logo os dadores não podem faltar”.

Enviado por José Rui Rabaça



Nenhum comentário:

Postar um comentário