“Desassoreamento da Barrinha de Mira com Transposição de Sedimentos para o Litoral” é a designação da candidatura submetida pela sociedade Polis da Ria de Aveiro ao Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), no âmbito do aviso POSEUR 09-2016-48-Proteção do Litoral.
Esta candidatura é o culminar de um processo negocial, integrador e convergente, com vista à concretização entre a Polis da Ria de Aveiro, o Município de Mira e demais entidades com competência sobre o sistema hídrico em que se insere a Barrinha de Mira, do respectivo desassoreamento e reposição da qualidade ambiental desta lagoa costeira.
A intervenção consiste na remoção de uma camada do fundo da Barrinha e transposição desses sedimentos para o litoral, com a respectiva deposição na zona de rebentação, sendo a reposição realizada a partir do esporão da Praia de Mira. Segundo as entidades envolvidas, esta é a metodologia que melhor servirá os interessas em jogo, do ponto de vista ambiental, uma vez que possibilita, em simultâneo, o desassoreamento da Barrinha e o reforço da deriva litoral, em virtude da deposição dos referidos sedimentos.
Contactado o Presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida, o mesmo referiu que foi com grande alegria que recebeu esta noticia, uma vez que se trata de um intervenção de extrema importância para o Município de Mira. Neste sentido, muito agrada à Administração da Sociedade Polis Litoral da Ria de Aveiro a concretização desta candidatura, entidade com a qual tem mantido uma excelente e profícua relação.
De salientar que, desde a tomada de posse do actual executivo municipal, foram regularizadas todas as quantias em divida à sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro (que ascendiam a mais de €400.000,00), o que permitiu criar as condições necessárias para a concretização de mais investimentos daquela entidade no Município de Mira, os quais – entre a obra executada e os projetos ora submetidos - ascendem a mais de € 3.000.000,00.
Assim, é com grande satisfação que se faz nota desta candidatura, cujo resultado esperado seja a respectiva aprovação e assim a concretização desta tão almejada intervenção de recuperação da Barrinha de Mira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário