terça-feira, 2 de agosto de 2016

Alemanha diz que Europa não deve ceder a chantagem da Turquia

A Europa não se deixará chantagear pela Turquia nas negociações acerca da liberalização de vistos. Quem o diz é o vice-chanceler alemão, Sigmar Gabriel, em reação às declarações do chefe da diplomacia turca, que durante o fim-de-semana afirmou que Ancara pode abandonar o acordo sobre refugiados assinado em março com Bruxelas, caso a União Europeia não elimine em breve a exigência de vistos para os cidadãos turcos.

Gabriel: “A liberalização de vistos só será concedida à Turquia quando cumprir os padrões europeus adequados, o que não está a acontecer atualmente. Depende da Turquia se vai haver ou não um regime livre de vistos. A Europa não deve, sob qualquer circunstância, ser chantageada. Um país que está em vias de reintroduzir a pena de morte está simplesmente a distanciar-se drasticamente da Europa.”

A eventual liberalização de vistos tem sofrido atrasos devido a diferendos acerca da legislação antiterrorista promovida por Ancara e, mais recentemente, da purga que se seguiu à tentativa de golpe de Estado na Turquia.

O acordo sobre os refugiados prevê o reenvio para a Turquia dos que entraram ilegalmente na Europa, em troca de ajudas económicas a Ancara.
 Resultado de imagem para Alemanha diz que Europa não deve ceder a chantagem da Turquia

euronews
Foto:tudonumclick

Comentário: temos uma Europa apática adormecida, indiferente, não interventiva, conivente com tudo o que está a acontecer na Turquia.
Espero que me engane, mas, algumas pessoas sem julgamento justo e imparcial, estão sendo torturadas, senão mesmo eliminadas fisicamente num silêncio ensurdecedor.
O jogo sujo que ali aconteceu e continua, a quem interessa? A Europa tem receio de intervir? O que está em causa? Este País onde não há respeito pelos direitos humanos continua na NATO?


J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário