terça-feira, 2 de agosto de 2016

Governo de Timor-Leste acolhe participantes na Conferência da Sociedade Civil da ASEAN de 2016

O Governo de Timor-Leste dá as boas-vindas a todos os delegados que vão participar na Conferência da Sociedade Civil da ASEAN / Fórum dos Povos da ASEAN 2016, em Díli.

A Conferência, a realizar no Centro de Convenções de Díli, entre 3 e 5 de agosto, atraiu 800 delegados, cerca de metade dos quais vindos de países da ASEAN.

Participantes de organizações da sociedade civil de Estados-membros da ASEAN juntar-se-ão aos seus parceiros timorenses para discutir o tema "Expandir a solidariedade dos povos para uma comunidade da ASEAN justa e inclusiva".

O Governo louva o trabalho do Comité Organizador Nacional, pela preparação da conferência e das muitas atividades associadas que estão previstas durante a semana, nomeadamente um festival de cinema, uma noite de solidariedade, visitas a comunidades, sessões de trabalho e um debate aberto com deputados dos países da ASEAN. Embora a conferência seja um evento independente, o Governo ofereceu o seu apoio, para facilitar, sempre que necessário, aquele que se prevê vir a ser o maior fórum organizado em Díli.

O Primeiro-Ministro, Rui Maria de Araújo, foi convidado para ser o orador principal da cerimónia de abertura do XI Fórum dos Povos da ASEAN, no dia 3 de agosto. O Chefe do Executivo timorense irá ter uma série de reuniões com diversos participantes nacionais e regionais, para discutir compromissos da sociedade civil com o Governo. Está também previsto que o Ministro do Planeamento e do Investimento Estratégico, Kay Rala Xanana Gusmão, discurse aos delegados da conferência sobre o tema "As pessoas no centro".

A Interação construtiva com as organizações da sociedade civil de Timor-Leste tem sido uma característica do VI Governo Constitucional.

Foi preparada uma Declaração Conjunta da Conferência da Sociedade Civil da ASEAN / Fórum dos Povos da ASEAN 2016, antes da Conferência, que está disponível em ASEAN Civil Society Conference/ASEAN Peoples’ Forum (ACSC/APF) 2016.

SAPO TL - Fonte: Portal do Governo de Timor-Leste - Foto@ António Casais / Postais de Timor
Publicada por TIMOR AGORA


Nenhum comentário:

Postar um comentário