quinta-feira, 10 de agosto de 2017

INCÊNDIOS Quatro aldeias evacuadas em Abrantes devido a incêndio

A autarca de Abrantes revelou à TSF que foram retirados habitantes de quatro aldeias e vários turistas tiveram de abandonar a praia fluvial de Aldeia de Mato.


Pucariça, Braçal, Aldeia de Mato e Carreira de Mato foram evacuadas ao início da tarde desta quinta-feira devido às chamas, de acordo com a presidente da câmara de Abrantes. Maria do Céu Albuquerque fala numa situação descontrolada e revelou à TSF que vai haver um reforço de meios no terreno.
No final da manhã, a autarca admitiu estar muito preocupada com o fogo que rondava a aldeia da Carreira do Mato e outras povoações, de onde já tinham sido retirados alguns idosos por precaução. Na altura, outras pessoas também foram alertadas para a eventualidade de terem de sair de suas casas.
Maria do Céu Albuquerque disse ainda à TSF que o vento na zona sopra forte e traiçoeiro e que o combate às chamas não está a ser tarefa fácil para os bombeiros. A autarca acrescentou que nestas aldeias existem várias casas de férias cujos proprietários nem sempre realizam trabalhos de limpeza dos terrenos.
O incêndio em Abrantes é o que mais preocupa a Proteção Civil, estão lá mais de 500 operacionais. Ao início da tarde, no briefing habitual, Patrícia Gaspar, adjunta de Operações da Autoridade Nacional da Proteção Civil, referiu que o incêndio "foi tocando alguma aldeias" e colocou algumas habitações em risco. "Há indicação de um anexo de uma casa diretamente afetado pelas chamas", disse.
A situação dos incêndios no país pode agravar-se a partir desta tarde devido ao aumento das temperaturas. Os distritos de Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Évora, Setúbal e Beja vão estar sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
"Durante o dia de ontem [quarta-feira], Portugal registou um total de 203 incêndios florestais. Foi o dia, desde 1 de janeiro, com maior número de incêndios por dia. Desde as 00:00 de hoje registamos já um total de 59 incêndios, sendo que destes estão em curso sete", revelou ainda Patrícia Gaspar.
Dos sete incêndios, para além do fogo em Abrantes, a atenção dos bombeiros e Proteção Civil vai para o incêndio de Unhais da Serra, na Covilhã, distrito de Castelo Branco, o incêndio de Paredes, no distrito de Vila Real, que tem neste momento cerca de 19 horas, e o incêndio de Boticas, Vila Real.
Notícia atualizada às 16h05 com a informação das aldeias evacuadas
TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário