quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Aumento extra das pensões chega hoje à conta de 70% dos pensionistas

Resultado de imagem para Aumento extra das pensões chega hoje à conta de 70% dos pensionistas
Cerca de dois milhões de pensionistas que recebem até 632 euros terão direito a um acréscimo de 6 ou 10 euros, consoante os casos.
O aumento extraordinário das pensões até 632 euros, que será de 6 ou 10 euros, consoante os casos, começa a chegar esta quinta-feira à conta bancária da maioria dos pensionistas da Segurança Social. Segundo o Governo, o acréscimo irá beneficiar cerca de 2 milhões de pensionistas.
De acordo com o calendário oficial, a data de pagamento das pensões por transferência bancária é a dia 10 de cada mês e, segundo fonte do Ministério do Trabalho, cerca de 70% dos pensionistas recebem as pensões por esta via.
 “Cerca de 70% dos dois milhões de pensionistas que vão receber o aumento extraordinário das pensões vão receber dia 10 por transferência bancária juntamente com a pensão”, afirma a fonte oficial.
Já nos casos em que as pensões chegam por vale dos correios, a emissão é efetuada por ordem alfabética a partir do primeiro dia útil de cada mês e até ao dia 12. Por sua vez, os pensionistas da Caixa Geral de Aposentações (CGA) recebem a dia 18.
O aumento extraordinário de agosto abrange os pensionistas que recebem por mês um valor total de pensões inferior ou igual a 631, 98 euros (o equivalente a 1,5 Indexantes de Apoios Sociais). Aqui incluem-se as pensões de invalidez, velhice, sobrevivência, aposentação e reforma. Para calcular o valor recebido por mês, somam-se todas as pensões recebidas em julho de 2017.
As pensões aumentam 6 ou 10 euros, consoante os casos. As pessoas que não receberam qualquer aumento entre 2011 e 2015 têm direito a mais 10 euros por mês. Já quem teve pelo menos uma pensão aumentada nesse período passa a receber mais 6 euros.
Mas atenção: o aumento é face ao valor da pensão em dezembro de 2016. Ou seja, há que descontar a atualização efetuada em janeiro de 2017, que foi de 0,5% e que abrangeu as pensões até 842,6 euros.
Por exemplo, um pensionista que recebia em dezembro passado 500 euros (excluindo o duodécimo do subsídio de natal) teve direito a um aumento de 2,5 euros em janeiro, pelo que em agosto terá um acréscimo de 7,5 euros e não de 10 euros.
A Segurança Social vai ainda avançar com um processo para uniformizar o pagamento de pensões. Quem tiver duas contas bancárias ou dois meios diferentes (por exemplo, recebe uma pensão por transferência bancária e outra por vale postal) terá de escolher uma única forma de pagamento.
Se o pensionista nada disser, então o pagamento passa a ser feito por transferência bancária. Nos casos em que existam duas contas bancárias, o pensionista terá de indicar uma delas.

Fonte: Jornal Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário