quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Guiné-Bissau assina Carta de Intenções no setor da defesa com a Indonésia


Bissau, 08 ago (Lusa) - Os ministros da Defesa da Guiné-Bissau, Eduardo Sanhá, e da Indonésia, Ryamizard Ryacudu, de visita a Bissau, rubricaram uma Carta de Intenções para o estabelecimento de linhas de cooperação no setor da defesa, noticiou hoje a Rádio Nacional guineense.

O governante indonésio veio à Bissau, a convite do seu homólogo guineense, transmitir a disponibilidade do seu Governo em abrir linhas de cooperação com as Forças Armadas da Guiné-Bissau que Jacarta quer ver transformadas "num exército poderoso em África".

Ryamizard Ryacudu salientou que as relações entre a Guiné-Bissau e a Indonésia "são de longa data", pelo que, disse, sentia "muito feliz" por estar em Bissau onde também fez um convite formal ao seu homólogo, Eduardo Sanhá, para que visite Jacarta.

O ministro da Defesa da Guiné-Bissau destacou que para já foi apenas assinada uma Carta de Intenções, mas que rapidamente será transformada "em acordos concretos" no domínio militar, nomeadamente apoios na formação e equipamento de controlo dos espaços marítimo e aéreo guineense.

Eduardo Sanhá enfatizou ainda que entre os dois países existem "algumas similitudes em termos territoriais", salientando o facto de a Indonésia como a Guiné-Bissau serem países constituídos por muitas ilhas.

MB // EL

Nenhum comentário:

Postar um comentário