quinta-feira, 10 de agosto de 2017

360º - As 22 grandes falhas do SIRESP reveladas por 6 relatórios (mais 8 críticas e 32 recomendações); e a escalada da tensão Coreia do Norte-EUA

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... houve mais um capítulo na tensão Coreia do Norte-EUAKim Jon-un marcou uma data para a atacar Guam, a ilha norte-americana do Pacífico. Foi assim que o líder norte-coreano (apoiado por centenas nas ruas) respondeu a Trump, que no Twitter lembrou que "o arsenal nuclear dos Estados Unidos é hoje mais forte e mais poderoso do que nunca”. De nada valeu Rex Tillerson, o Secretário de Estado dos EUA, dizer que não acredita numa "ameaça iminente" da Coreia do Norte e tranquilizar os americanos. Em editorial, o New York Times já escreve que há que temer tantos os mísseis, como as palavras.

Por cá, há mais um revelação sobre Tancos. Segundo o DN, a investigação concluiu que os militares que faziam as rondas aos paióis não "tinham a mínima noção" do que tinham realmente que fiscalizar e aproveitavam para descansar. Foram identificadas vulnerabilidades muito grandes na segurança.

São 230 as escolas (171 públicas, 61 privadas e quatro portuguesas no estrangeiro) que vão poder escolher como ensinar os alunos, revela o PúblicoMetade do segredo está desvendado, mas só nos próximos dias se saberá quais são as escolas onde o projeto-piloto da flexibilidade curricular vai ser aplicado (muito depois das matrículas estarem concluídas, o que impediu que os pais soubessem que tipo de ensino terão os seus filhos no próximo ano).

Na Saúde, o ataque vem diretamente do bastonário: Miguel Guimarães diz, em entrevista ao Público, que o ministro "não está a ser sério".

Outra informação importante 

Seis relatórios, estudos e auditorias depois, o que é que o governo descobriu sobre os problemas do SIRESP em Pedrógão Grande? Que teve 22 falhas, merecendo 8 críticas e 32 recomendações. Os documentos trazem revelações surpreendentes: por exemplo, a entidade fiscalizadora do sistema de comunicações de segurança não tem meios para fazer a sua fiscalização.

E agora, o que segue? Em conferência de imprensa, a ministra negou que as autoridades tenham encaminhado pessoas para a estrada da morte e anunciou mais um inquérito, um grupo de trabalho e um manual de boas práticas. Falou também em penalidades à empresa que gere o SIRESP, mas nunca disse quais.

Fica ainda mais uma revelação sobre a tragédia do fogo que fez 64 mortos (mais dois em investigação)a Protecção Civil deixou 12 pedidos sem resposta por falta de meios e 25 por falhas de comunicação.

Em Oeiras, a polémica autárquica entre Paulo Vistas e Isaltino Morais teve desenvolvimentos caricatos. Vou tentar resumir sem me perder. Vistas teve de confirmar que é mesmo padrinho de casamento do juiz que rejeitou a candidatura de Isaltino, depois de DN e Público revelarem a certidão que o provava. Depois, tentando dividir suspeitas, lembrou que Isaltino também trabalhou com o magistrado, que foi dirigente do PSD. Já Isaltino preferiu atacar diretamente o juiz, dizendo que se fosse ele tinha pedido escusa do caso. O Conselho Superior de Magistratura, que abriu um inquérito ao seu filiado, afirmou que desconhecia as relações familiares em causa e explicou como Nuno Cardoso acabou a apreciar um processo que não devia: não houve sequer sorteio. A confusão segue nas próximas horas.

Boa notícia: a taxa de desemprego desceu de 10,1% para 8,8% no segundo trimestre deste anoÉ o valor mais baixo desde o primeiro trimestre de 2009. Detalhe 1: o emprego está a crescer mais entre as pessoas com menos qualificações. Detalhe 2 e o mais relevante dos dados do INE: o 'desemprego real', aquele que soma as pessoas que contam para a taxa de desemprego oficial e as que ficam de fora, por inatividade ou subemprego, é quase o dobro do conhecido.

"Alçapão" na lei para os casais pagarem mais e o Estado cobrar mais receita. É o que denunciam vários fiscalistas sobre a regra do adicional do IMI (o famoso imposto Mortágua) que obriga os casais declararem se querem ou não a tributação conjunta de património (sem que tenham sido avisados de tal possibilidade).

Volta e meia, Centeno admite que pode liderar o Eurogrupo. Aconteceu ontem outra vez. Numa entrevista ao El País, o ministro das Finanças disse de forma difusa: "Há uma possibilidade".

É o quinto veto de MarceloO Presidente impediu que a Câmara de Lisboa ficasse impedida (para todo o sempre e mesmo que essa não fosse a vontade do executivo autárquico) de ceder a Carris a privados. A norma tinha sido proposta pelo PCP e aprovada pela maioria de esquerda no Parlamento. Marcelo, a trabalhar de férias, diz que é "politicamente contraproducente, e, por isso, excessiva e censurável”

E se de um lado está a Coreia do Norte, do outro está a Rússia no caminho de Trump. Soube-se agora que o FBI fez buscas no apartamento do seu ex-diretor de campanha, Paul Manafort.

Pelo meio, os EUA impuseram sanções a oito responsáveis venezuelanosentre eles um irmão de Hugo Chávez. Culpa-os por minarem a democracia no país.

Em França, depois de anulada a pretensão de Macron de dar um cargo à primeira-dama, o Parlamento aprovou a lei da moralização da vida públicaOs ministros vão deixar de poder contratar familiares

No Mar Arábico, o cruzeiro de luxo Sea Princess teve de se transformar num navio fantasma para evitar um ataque de piratasDurante dez dias, foi decretado um apagão: cortinas e persianas foram fechadas, e festas, projeção de filmes, mergulhos nas piscinas e até idas à varanda foram proibidos.

Vamos à bola? FC Porto e Benfica venceram 'sem espinhas' na estreia do campeonato. Os dragões golearam o Estoril por 4-0, uma goleada cozinhada com temperos de Marega, mas que que deixa um dilema, segundo o Bruno Roseiro: e se Aboubakar sair?; já os encarnados bateram o Sp. Braga por 3-1, graças a um omnipresente Luís Miguel (Pizzi para os amigos) e a um goleador (Jonas) que igualou Magnusson como melhor marcador estrangeiro do clube, destaca o Tiago Palma.

Os nossos especiais

Ainda no mundo do futebol, este vai ser o primeiro campeonato sem Alan desde 2000-2001. O jogador das 'trancinhas' é o protagonista da entrevista ao Questões do Forno Interno, do Rui Miguel Tovar. Há histórias deliciosas das suas passagens pelo Boavista, Porto, Sporting, Braga e Leiria: metem brigas em cafés, jogos pela Igreja Universal do Reino de Deus e uma passagem para o Braga B que deixou a namorada super feliz

A nossa opinião

  • José Manuel Fernandes, em vídeo, fala das críticas ao crescimento do turismo: "A luta de classes dos filhos dos ricos é contra os mais pobres que cheiram mal, andam nos autocarros baratos e preferem o airbnb porque não podem pagar hotel". 
  • Helena Garrido escreve sobre o (mau) trabalho nas autarquias: "O poder autárquico teve excelente papel nos primeiros anos da democracia. Hoje precisa de uma revolução. As eleições revelam de novo um escandaloso desperdício de dinheiro com prioridades irracionais".
  • Paulo Tunhas escreve sobre as áreas de jurisdição: AA quantidade de áreas de jurisdição que nos lixam a vida é enorme, os exemplos de prepotência inúmeros. São a melhor base a partir da qual a falta de respeito pelos outros se pode organizar em sistema".
Notícias surpreendentes

Noutro tipo de arqueologia, foi descoberto no Quénia o crânio de um "primo" do primata que deu origem ao HomemO fóssil tem o tamanho de um limão, é o mais completo crânio alguma vez descoberto de uma espécie de primata já extinta e o seu estudo pode oferecer mais pistas sobre a espécie de onde os macacos e os humanos evoluíram.

Chega de história, vamos à ficção“Atomic Blonde-Agente Especial”, com Charlize Theron gelada na Guerra Fria, é o filme que Eurico de Barros destaca das estreias desta semana. Mas acha-o muito inferior aos filmes do género e dá-lhe só duas estrelas. Mas há outras três alternativas para ir ver.

No mundo mais mundano, que dizer das famosas e ricas que ninguém quer vestir? Entre elas está Melanie Trump.

Por fim, o costume: boas fotosEstas são 26 imagens invulgares da História explicadas em tweets. O desta é trágico: "Os anéis de casamento de todas as pessoas que estiveram em campos de concentração durante a II Guerra Mundial". 

Invulgar, mas cheio de informação e sempre 'em cima' da atualidade é como lhe descrevo o Observador em menos de 140 caracteres

Tenha uma boa quinta-feira
a9932316-dfb0-4f1b-86c6-23f175ba1607.png
AUTÁRQUICAS 2017
O seu presidente de câmara fez alguma promessa que não cumpriu? Preencha o formulário para os jornalistas do Observador investigarem.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário