quinta-feira, 11 de abril de 2019

Cantanhede | Biblioteca Municipal assinala o centenário do nascimento da escritora Sophia de Mello Breyner




Foi no passado dia 8 de abril, que o Clube de Leitura da Biblioteca Municipal realizou uma iniciativa inteiramente dedicada a Sophia de Mello Breyner Andresen, assinalando o dia em que a escritora faria 100 anos de vida. Durante a sessão foram abordados vários aspetos da vida e obra de uma das maiores autoras portuguesas e a sua importância para a literatura nacional contemporânea.
Participaram na atividade elementos que compõem grupo de leitura da Biblioteca Municipal e ainda alguns convidados, que, em conjunto, fizeram a leitura de vários poemas e textos em prosa da autora.

Sobre o Clube de Leitura
O Clube de Leitura, criado em 2007, é um grupo de pessoas que se reúne quinzenalmente na Biblioteca Municipal para partilhar leituras e experiências em torno dos livros. Este grupo realiza várias atividades relacionadas com literatura, como encontros com escritores e atividade relacionadas com Poesia, nomeadamente um sarau anual.


Sobre Sophia de Mello Breyner
Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu no Porto, no dia 2 de novembro de 1919 e faleceu em Lisboa, no dia 2 de julho de 2004. Foi uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX e foi a primeira mulher portuguesa a receber o Prémio Camões, um dos mais importantes galardões da literatura portuguesa. Para além do Prémio Camões, Sophia de Mello Breyner foi agraciada pela Universidade de Aveiro, em 1998, com um Doutoramento Honoris Causa, e distinguida com o Prémio Rainha Sofia, em 2003. Em 1964, a Sociedade Portuguesa de Autores atribuiu-lhe o Grande Prémio de Poesia, pela sua publicação “Livro Sexto”.
Sophia de Mello Breyner distinguiu-se como contista, poetisa e autora de livros infantis, alguns deles recomendados pelo Plano Nacional de Leitura e abordados no âmbito das Metas Curriculares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário