quinta-feira, 5 de março de 2020

Com atividades de informação e sensibilização, Cantanhede assinala Dia Internacional da Proteção Civil


O Serviço Municipal de Proteção Civil do Município de Cantanhede tem vindo a promover durante esta semana várias atividades para assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil (1 de março). Trata-se de um programa de sensibilização que está a ser desenvolvido nos estabelecimentos de ensino, no âmbito do qual os alunos da EB 2,3 Cantanhede, escola sede do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, vão participar amanhã, 6 de março, numa sessão de informação e esclarecimento sobre o novo coronavírus, intitulado COVID-19, que foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019, na China, na Cidade de Wuhan. 

A iniciativa será dinamizada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e tem por objetivo dar a conhecer as medidas de prevenção e comportamentos de autoproteção que devem ser observados em ambiente escolar, de forma a minimizar a disseminação da epidemia. 

Hoje, 5 de março, as crianças que frequentam a Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Tocha tiveram oportunidade de participar nessa ação de Aprender a Socorrer e numa outra sobre segurança rodoviária, neste caso acompanhando uma operação stop realizada pelo Núcleo Escola Segura Guarda Nacional Republicana, durante a qual foram mobilizados para a adoção de atitudes e comportamentos de prevenção na estrada, ao mesmo tempo que se procedeu à sensibilização dos automobilistas para respeitarem as normas de uma condução segura. 

Já ontem, 4 de março, houve uma ação de carácter diferente na EB 2,3 / Secundária "João Garcia Bacelar", do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, da Tocha, cujos alunos do 5.º e 7.º anos da escola estiveram a Aprender a Socorrer numa atividade dinamizada pela Equipa de Intervenção Permanente EIP dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, tendo em vista generalizar o conhecimento do modo como funciona o Número Europeu de Emergência 112 e os princípios básicos do socorrismo. 

As atividades organizadas para assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil têm por objetivo proporcionar à população escolar, os conhecimentos e competências necessárias no âmbito da segurança, recorrendo para tal a intervenções de natureza teórica em interligação com atividades pedagógicas a nível prático. 

O programa contempla ainda outra sessão sobre o novo coronavírus (COVID-19), desta feita no âmbito do projeto Tardes Comunitárias e aberta à participação de toda a comunidade. Será no próximo dia 18 de março, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal e contará com a participação da Delegada de Saúde de Cantanhede. 

A educação para a prevenção e autoproteção faz parte das orientações seguidas pelo Município de Cantanhede em matéria de proteção civil, visando a consolidação de uma cultura municipal de segurança e prevenção, através da realização de ações de informação, formação e sensibilização neste domínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário