terça-feira, 7 de junho de 2016

360º -- O novo emprego de Portas (e o seu legado) e as histórias do Euro 2016 (será seguro?)

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Uma explosão no centro histórico de Istambul atingiu um autocarro da polícia e fez pelo menos 11 mortos e vários feridos (notícia em atualização). O carro armadilhado terá explodidoquando passava a viatura policial.

Vale e Azevedo já saiu da prisãoApós ter cumprido cinco sextos da pena cumulativa de 11 anos e meio pelas condenações nos processos Ovchinnikov, Euroárea, Dantas da Cunha e Ribafria, o ex-presidente do Benfica deixou esta manhã a Carregueira.

Mário Centeno, disse em Nova Iorque que Portugal "atravessa um processo de retoma que ainda está na infância", mas que "a estabilidade política é uma garantia". O ministro das Finanças explicou os baby steps da nossa economiaaos investidores americanos. Passos, por cá, diz que o investimento caiu porque Bloco e PCP mandam no País.

Hillary Clinton já tem o número de delegados necessários para ser confirmada como candidata democrata às presidenciais dos EUA. Depois da vitória no domingo em Porto Rico contra o senador Bernie Sanders e com novos apoios dos “superdelegados”, resta-lhe só esperar pelo momento em que a Convenção a oficializar.
A revista Forbes divulgou a lista das mulheres mais poderosas do mundo. Angela Merkel mantém a liderança que é sua há seis anos, mas agora com uma séria ameaça: Hillary, claro, que a revista diz  que lhe roubará o título em  2017 se já for a primeira mulher na Casa Branca.

O processo de destituição de Dilma Roussef  (que já não está na lista da Forbes) vai ser decidido durante os Jogos Olímpicos do Rio. O senado brasileiro deve dar a conhecer adecisão final sobre o impeachment  até 16 de agosto.


Informação relevante
Está desfeito o tabu. Paulo Portas vai ser consultor internacional da Mota-Engil (além de enviado especial da TVI ao referendo ao Brexit no Reino Unido e às eleições espanholas). O novo emprego do ex-líder do CDS que quinta-feira se despediu do Parlamento gerou críticas, a começar pelo Bloco de Esquerda, que lembrou que "não há almoços grátis". Mas Portas garante que não há incompatibilidade entre as funções que teve no anterior Governo e o cargo que vai desempenhar. Será conselheiro estratégico para a América latina, segundo a explicação da construtora que também já deu emprego a Jorge Coelho.

Entre o adeus à Assembleia da República (e à política?) e os novos trabalhos, que legado deixa Portas? O Vítor Matos foi fazer a revisão dos últimos 16 anos de portismo e a Catarina Falcão confirmar se a suas visões apocalípticas iniciais  sobre o futuro da União Europeia se concretizaram.

Marques Mendes abriu a discussão ao questionar se o diploma que prevê 35 horas semanais para a função pública é constitucional. A Margarida Peixoto colocou a questão a vários constitucionalistas. Houve peritos que lhe garantiram que sim, outros que manifestaram sérias dúvidas. O Expresso diz que Marcelo deve deixar passar a lei. Já quanto às barrigas de aluguer, talvez haja veto.

A Caixa Geral de Depósitos tem estado na ordem do dia.Depois de ser conhecida a nova administração, veio a luz verde de Bruxelas à recapitalização pública ainda que com regras. Portugal entregou esse plano de aumento de capital à Comissão Europeia na última sexta-feira. Mas ontem a Moody’s abriu um processo dereavaliação ao rating do banco.

Outro tema que não sai das notícias: a possibilidade de sanções a Portugal e Espanha por défices excessivos.Ontem o apoio chegou de França: o ministro francês das Finanças, Michel Sapin, é contra qualquer punição e pede que a Europa seja "indulgente".

Isabel dos Santos já tomou posse como nova presidente da Sonangol. A filha do presidente angolano assumiu o cargo na petrolífera estatal ao mesmo tempo que anuncia que ia deixar a gestão de várias empresas (NOS, BIC e Efacec) para evitar potenciais conflitos.

E a Liga portuguesa vai ter mesmo de crescer. 
A FPF não recorrerá da decisão que ditou o regresso do Gil Vicente à primeira divisão na sequência da vitória judicial no caso Mateus, e recomenda que o clube de Barcelos volte ao convívio dos grandes.

 
ameaça de terrorismo durante o Euro 2016 ganhou ontem contornos bem reais. Um ultra-nacionalista francês foi detido na Ucrânia. Tinha cinco armas-automáticas Kalashnikov, mais de 5.000 balas, dois lança-mísseis, 125 quilos de dinamite e 100 detonadores. Segundo as secretas ucranianas estaria a preparar 15 atentados durante o Europeu. O vídeo é elucidativo
Como vai ser a segurança em França? Quase 100 mil agentes da polícia nas ruas, tecnologia de ponta e controlo mais apertado das multidões. Será suficiente? François Hollande confirmou que a ameaça é séria, mas que está tudo preparado. 
A cinco dias do arranque do Europeu, as grandes curiosidades da seleção nacional, de 1966 a 2004. Tim por tintim, abrimos o almanaque do livro de Rui Miguel Tovar com as histórias da equipa portuguesa.

Ainda a propósito da seleção, a sexta das 11 entrevistas
do Euro que estamos a publicar. 
O Diogo Pombo falou comToni, um dos quatro treinadores da equipa de 84, chamado para serenar os ânimos entre portistas e benfiquistas.

 
Os nossos Especiais
Chama-se Joaquina Gonçalves, tem 85 anos, e é a carteirista mais velha do País. 'Quina' não pára de roubar, de ser detida e de voltar a sair para 'palmar' mais umas carteiras. A história é da Sónia Simões.

A 17 dias do referendo inglês ao Brexit, o que dizem as casas de apostas britânicas? O David Almas e o Edgar Caetano foram ver as odds que indicam que a saída dos ingleses da UniãoEuropeia não vai acontecer. Mas alguém arrisca?
O biógrafo Ruy Castro é considerado o melhor historiador do século XX brasileiro. Mas nem sequer é historiador. As biografias de Ruy Castro vão do dramaturgo Nelson Rodrigues à cantora Carmen Miranda. O escritor esteve em Lisboa para apresentar "Chega de Saudade", a história da Bossa Nova, e o Bruno Vieira Amaral entrevistou-o. "Caetano Veloso disse que este era um livro cafajeste", contou ele.


Notícias surpreendentes
Vem aí um fim de semana grande (para alguns), mesmo muito grande (para outros). E para que possa planear os três ou quatro dias de descanso, o Tiago Pais elaborou um roteiro de dez escapadinhas à beira-mar.

Se estiver pelo norte, tem uma boa sugestão na Póvoa do Varzim. A Fortaleza foi devolvida à cidade e agora tem restaurantes, bares e esplanadas para todos os gostos, como conta a Sara Otto Coelho. Por Lisboa, há festas populares de Santo António, com concursos de sardinhas. E até as que perdem são bonitas.

Outra forma de descontrair pode ser jogando o 'velhinho' Tetris, que já fez 32 anos. Um jogo cuja história mete intrigas na Guerra Fria, como conta o Rubber Chicken.
Era uma moda mórbida do séc. XIX: tirar fotografias a mortos, para os eternizar. As fotos, preparadas com esmero para que os cadáveres parecessem vivos e felizes, têm tanto de macabras, como de belas.

Para algo bem mais leve, uma outra imagem. Esta que está a deixar os internautas à beira de um ataque de nervos. Ela tem um erro inexplicável, mas poucos são os que o conseguem descobrir.


Já sabe, vá passando pelo Observador onde descobre notícias surpreendentes, a atualidade ao minuto e os grandes temas, analisados, descodificados e bem estruturados. 

Um bom dia, feliz e produtivo!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário