Turismo
A única praia do Concelho de Pombal foi distinguida com a Qualidade Ouro pela Quercus, por apresentar Qualidade da água EXCELENTE nas cinco últimas épocas balneares de 2011 a 2015.
A avaliação efetuada pela Associação Ambientalista Quercus baseia-se apenas na qualidade da água das praias de todas as águas balneares e não envolve qualquer processo de candidatura, contrariamente ao que acontece com a Bandeira Azul.
O objetivo da Quercus com este galardão é o de realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco), apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da sua água.
A qualidade da água da Praia do Osso da Baleia merece ainda distinção por parte da Associação ambientalista Zero que identificou 71 praias portuguesas sem poluição, um número que representa 12% do total das 579 zonas balneares existente este ano.
Na Praia do Osso da Baleia e nas restantes 70 praias não foi detectada qualquer contaminação nas análises efectuadas ao longo das três últimas épocas balneares.
O estudo feito pela Associação Zero foi desenvolvido a partir de dados solicitados à Agência Portuguesa do Ambiente e identificou que, ao longo das três últimas épocas balneares, todas estas praias, não só tiveram sempre classificação "excelente" como apresentaram valores zero ou inferiores para qualquer índice de poluição e /ou contaminação.
No distrito de Leiria e para além da Praia do Osso da Baleia - a única no concelho de Pombal - existem mais quatro estâncias balneares destacadas pela Associação Zero: uma na Nazaré, duas em Peniche e uma no concelho de Alcobaça.
06/06/2016
Municipio de Pombal
Nenhum comentário:
Postar um comentário