quinta-feira, 30 de junho de 2016

40,5% dos médicos do Centro apresenta sinais de exaustão emocional

Um quarto dos médicos obteve uma pontuação elevada na escala de depressão. As médicas na faixa dos 36 aos 45 anos apresentam valores de exaustão emocional mais elevados.

Um estudo realizado pela Secção Regional do Centro Ordem dos Médicos (SRCOM) conclui que 40,5% destes profissionais apresentam sinais de exaustão emocional e que um quarto dos médicos obteve pontuação elevada na escala de depressão.

O estudo, feito a partir de um inquérito em que participaram 1.577 médicos (20% do total de inscritos na secção – 8.042), refere que 40,5% tem sinais de exaustão emocional, 17,1% dos médicos apresenta despersonalização (atitudes negativas, cinismo, insensibilidade e irritação) e 25,4% não realização profissional.

Sete em cada cem dos inquiridos apresentam sinais de burnout elevado (conjugação de exaustão, despersonalização e não realização profissional), sendo que, desses, mais de metade têm idades compreendidas entre os 26 e os 35 anos, aponta o estudo a que a agência Lusa teve acesso.

O estudo identificou ainda que 24,5% dos profissionais de saúde obtiveram pontuação elevada na escala de depressão, 16,5% na escala de ansiedade e 16,4% de stress.

Dos inquiridos, 14,6% “é ou já foi acompanhado em consultas de psiquiatria” e um em cada dez é ou já foi acompanhado em consultas de psicologia clínica.

A doença crónica mais referida no inquérito da SRCOM é a hipertensão arterial (17,4%), seguindo-se de asma (14,2%) e diabetes (6,5%).

Apenas 11,8% dos médicos pratica meditação ou técnicas de relaxamento e 44% afirma que pratica uma atividade desportiva.

O estudo sugere que mulheres e profissionais na faixa dos 36 aos 45 anos apresentam valores de exaustão emocional mais elevados.

O presidente da secção regional da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, afirma que estava “à espera de resultados desta dimensão”, contando que nas várias visitas que faz na região Centro encontra “o impacto do ‘burnout’ nos médicos”.
Para Carlos Cortes, “todos os profissionais do Serviço Nacional de Saúde estão expostos ao risco de ‘burnout’, em maior ou menor grau”.

“Ninguém está imune”, alertou, considerando que, “se não houver uma reversão muito rápida”, promovida pela própria tutela, poderão surgir “situações muito gravosas”, que afetam a própria qualidade e eficiência do serviço prestado nos hospitais e centros de saúde do país.

Segundo o presidente do SRCOM, o estudo foi também realizado com o intuito de se fazer um “levantamento do problema e criar um dispositivo para prevenir o burnout” e instrumentos para tratar os médicos que sofrem desta doença.

O estudo desenvolvido pela secção decorreu de janeiro a dezembro de 2015, tendo sido realizadas sete sessões de sensibilização em diferentes locais da região Centro sobre fatores que potenciam o burnout e estratégias de prevenção do mesmo.

63,2% dos médicos presentes no estudo são mulheres e a idade média da amostra é de 42,83 anos.

A participação foi voluntária e anónima e foram utilizados instrumentos de medida “internacionais”, permitindo que o estudo “possa ser usado do ponto de vista científico”, frisou Carlos Cortes.


Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário