segunda-feira, 6 de junho de 2016

FRANÇA CONTRA SANÇÕES EUROPEIAS A PORTUGAL E ESPANHA


 
O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Michel Sapin
A França opõe-se a sanções contra Portugal e Espanha por estes países não terem cumprido o Pacto de Estabilidade e Crescimento, nomeadamente as regras que preveem sanções a um país que tenha um défice orçamental superior a 3% do PIB.
O ministro das Finanças da França, Michel Sapin, assegurou ao diário espanhol El País, citado na edição de hoje, que o seu país será “condescendente” com Portugal e Espanha e adiantou que a Alemanha e a Comissão Europeia também o serão.
A Comissão Europeia propôs, em maio, que se abra um procedimento por défice excessivo contra Portugal e Espanha, mas que seja dado “mais um ano, e apenas mais um ano”, a estes países para colocar o seu défice abaixo dos 3% do Produto Interno Bruto (PIB).
O executivo comunitário “levou em linha de conta o momento do ciclo económico atual”, e no qual é necessário dar sinais “de respeito das regras”, mas também “de apoio à economia”, com vista à retoma.
A decisão final sobre a aplicação de sanções que poderiam implicar a suspensão de fundos comunitários será ser tomada pelos ministros das Finanças da União Europeia na reunião de julho, depois das eleições legislativas em Espanha.
Michel Sapin manifesta uma opinião idêntica ao do presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, que esteve no congresso do PS, em Lisboa, durante o fim de semana, e disse que é “contra” as sanções por incumprimento do défice orçamental de 2015.
/Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário