segunda-feira, 6 de junho de 2016

Município de Cantanhede assinala Dia Mundial do Ambiente

Dias 6 e 7 de junho

O Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) vai ser assinalado no Município de Cantanhede, em 6 e 7 de junho, com várias iniciativas destinadas a sensibilizar a população, particularmente as crianças e jovens, para a importância dos valores e das causas que a efeméride pretende assinalar.

O programa será desenvolvido pela Inova-EM e pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e Recursos Naturais com o objetivo de sensibilizar e informar os públicos-alvo sobre os fenómenos e os problemas que colocam em risco as condições ambientais, sublinhando a importância o papel individual dos cidadãos no cumprimento dos seus deveres de cidadania, tendo em vista o desenvolvimento sustentável.

Para além da Oferta de Ecopontos, no sentido de promover o aumento de recolha seletiva de resíduos sólidos urbanos (RSU) recicláveis, a Inova-EM vai ter na Praça Marquês de Marialva (6 de junho, das 10h00 às 13h00) uma equipa a desenvolver a campanha Gestos Simples, que consiste na entrega de uma planta produzida nos viveiros municipais por troca de 10 kg de papel ou 200 gr de pilhas. Simultaneamente haverá, em vários espaços da cidade, o concurso Roleta de Prémios, estando ainda prevista a Plantação de Árvores e a colocação de ninhos artificiais em espaços emblemáticos como o Parque de S. Mateus, em Cantanhede, e as zonas envolventes às praias fluviais dos Olhos da Fervença e Sete Fontes.

Em 7 de junho, os serviços da Quinta de Agricultura Biológica da Inova realizam, pelas 15 horas, uma sessão prática sobre utilização de ervas aromáticas, nos viveiros municipais serão dinamizadas ações de sementeiras, transplantes e execução de floreiras. Nesse mesmo dia, os alunos da escola EB1 Cantanhede Sul realizarão uma caminhada que terminará com uma visita guiada à Quinta de Agricultura Biológica, onde lhes serão explicados os benefícios de uma agricultura amiga do ambiente e de uma alimentação saudável.

 No campo das ações pedagógicas, serão os técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil e Recursos Naturais a desenvolver atividades de sensibilização sobre a preservação do ambiente e sustentabilidade dos recursos naturais. Nesse âmbito, no dia 6 de junho, às 10h30, haverá no jardim-de-infância da Sanguinheira uma apresentação em PowerPoint sobre “As Sete Leis Verdes”, seguido da visualização de vídeos, da leitura do conto “A Árvore Que Não Podia Respirar” e a dinamização do Jogo da Reciclagem.

fonte: GIRP   3 junho 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário