sexta-feira, 10 de junho de 2016

Parada da Primavera junta-se ao Festival Pão de Portugal e Albergaria em Flor

A Parada da Primavera, depois de dois adiamentos devido ao mau tempo, está agora agendada para o próximo dia 11 de junho, pelas 15h30, durante o segundo dia do Festival Pão de Portugal. Organizada pelo Município de Albergaria-a-Velha, a Parada é um desfile com as crianças do jardins de infância e escolas do 1.º Ciclo do Concelho.

A Parada da Primavera envolve 29 estabelecimentos de ensino, entre creches, jardins de infância, centros escolares e escolas do 1.º Ciclo, do ensino público, privado e solidário de Albergaria-a-Velha, além das associações de pais e encarregados de educação concelhias, bem como a Escola de Samba Unidos de Vila Régia. São cerca de 1200 crianças a desfilar no centro da cidade, com fantasias coloridas, que foram preparadas durante o ano letivo.

O desfile alusivo à Primavera teve que ser adiado por duas vezes, devido às condições climatéricas adversas que se fizeram sentir nas datas em que esteve agendado. O objetivo agora é transformar o final do ano letivo, que ocorre no dia 9 de junho, numa grande festa de fim de ano, associando-se ao Festival Pão de Portugal e ao projeto de intervenção urbana e social “Albergaria em Flor”.

Do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha vão participar os jardins de infância de Albergaria-aVelha, S. João de Loure, Frossos, Pinheiro, St.º António e Sobreiro; as escolas básicas do 1.º Ciclo da Cruzinha e do Sobreiro, a Escola Básica de Albergaria-a-Velha, a Escola Básica Integrada e Vocacional de S. João de Loure; e os centros escolares de Angeja e Alquerubim. Do Agrupamento de Escolas da Branca vão participar os jardins de infância de Fradelos, Campo, Telhadela, Albergaria-a-Nova e Soutelo; as escolas básicas do 1.º Ciclo de Fradelos, Campo, Albergaria-a-Nova e Souto e o Centro Escolar das Laginhas. Do privado está inscrito o Colégio de Albergaria; e da rede solidária vão participar o Centro Social e Paroquial de St.ª Eulália – Valmaior, a AHMA – Associação Humanitária Mão Amiga, a Creche Helena Albuquerque Quadros, a Cediara – Centro de Dia de Ribeira de Fráguas, a Associação de Infância D. Teresa e a Associação de Solidariedade Social de Alquerubim. A Escola de Samba Unidos de Vila Régia vai desfilar na Parada e está prevista a participação de vários carros alegóricos.

Além das cerca de 1200 crianças no desfile, contam-se 444 acompanhantes por parte das instituições participantes e ainda de um elemento da Câmara Municipal a acompanhar cada uma das instituições.
___________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.


J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário