terça-feira, 20 de setembro de 2016

360º - Como quer Mariana Mortágua mudar o capitalismo? Fomos perguntar-lhe

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
No PS, surgiu uma crítica de um peso-pesado às últimas polémicas fiscais. Ontem à noite, no seu espaço de comentário na TVI, o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, criticou o governo “pela forma pouco preparada" como surgiu o debate sobre o novo imposto imobiliário e avisou para o risco de se afastar o investimento estrangeiro.

O Governo pretende que seja possível sair da função pública através de uma rescisão amigável e recebendo até um máximo de trinta salários, preenchidos determinados requisitos. Segundo o Correio da Manhã (sem link disponível), é o resultado das negociações com os sindicatos sobre os trabalhadores na requalificação.

Ainda sobre a função pública: os sindicatos estão a usar uma decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia sobre Espanha para denunciar a existência, em Portugal, de mais de 70 mil trabalhadores com contratos a termo no Estado. A notícia é doDN.

O Benfica venceu ontem o Braga por 3-1, ficando assim à frente no campeonato. O Rui Miguel Tovar, que assistiu a tudo do princípio ao fim, esteve especialmente atento a Pizzi, como se percebe pela crónica do jogo: "O 21 benfiquista liberta para Gonçalo Guedes no 1-0 de Mitroglou, assina o 2-0 e ainda assiste para o bis do grego".

É mais um aviso a Trump. Uma antiga vice-governadora do estado de Maryland publicou uma foto no Facebook com George Bush (pai) e escreveu que o antigo Presidente (e um dos históricos do Partido Republicano) vai votar em Hillary Clinton.


Informação relevante
Vamos então tentar perceber: o que quer realmente Mariana Mortágua? Já sabemos que quer que o PS "perca a vergonha de ir buscar dinheiro a quem está a acumular dinheiro" para impedir "uma acumulação brutal de capital nos 1% do topo"; e sabemos também que quer "encontrar uma alternativa a este sistema capitalista financeirizado". Mas isso quer dizer o quê, exatamente? O Vítor Matos foi fazer todas as perguntas à deputada do BE que este fim de semana foi aplaudida fervorosamente pelo PS e trouxe algumas respostas. Mariana Mortágua quer, por exemplo, “um sistema capitalista sem livre circulação de capitais”, como existia na época de Bretton-Woods. Quer “a nacionalização de setores estratégicos construídos com dinheiros públicos que sempre pertenceram ao povo português, como aeroportos ou telecomunicações, que nunca deveriam ter sido privatizados.” E quer ainda a nacionalização da banca. É uma discussão antiga, muito antiga, que envolve lutas fraternais (ou fratricidas, escolha como preferir) entre a extrema-esquerda, o PCP e o PS.

Os colunistas do Observador também estão a contribuir para este debate. Rui Ramos, em "O bloquismo, doença infantil da geringonça", pergunta: "Muito depende agora do PSD e do CDS: que farão eles com uma classe média que começa a descobrir que a geringonça pode não ser afinal inofensiva para as suas poupanças, patrimónios e aspirações?". E Maria João Avillez, em "Cá estamos. Mas onde?", escreve: "O ar do tempo já em nada se compara com as pequenas mentirinhas, as manhas, os volte face, as gafes a que estávamos habituados. A coisa virou: o relógio português andou décadas para trás e os leninistas voltaram a entrar aparatosamente em cena, legitimados pelo líder do partido socialista e chefe do governo. Uma estreia absoluta".

São seis avisos e todos sérios. O relatório da Comissão Europeia relativo à quarta visita a Portugal no pós-troika usa várias vezes a palavra "risco". Há muitos riscos: na recuperação económica, que está a ser apenas "moderada" e demasiado assente na procura interna; na reposição dos salários, que pode pôr em causa o défice; na recompra de 50% da TAP, que pode colocar pressão sobre a dívida; no aumento do salário mínimo, que pode diminuir a criação de emprego; nas incertezas da banca, especialmente na Caixa Geral de Depósitos e no Novo Banco; e nas pensões, por ainda não ter sido feita uma reforma geral do sistema.

E há ainda a entrevista de Carlos César à TSF, que os técnicos da Comissão Europeia não conheciam quando escreveram o relatório: o líder parlamentar do PS afirmou, com candura: "É possível que as nossas previsões [económicas] não se venham a confirmar mas temos alguns indicadores que são prometedores”.

A eleição do novo presidente do Conselho Económico e Social continua a dividir PS e PSD. Carlos César pediu aos social-democratas que ajudem a eleger Correia de Campos e Luís Montenegro afirmou, numa entrevista à TSF, que "tudo fará" para cumprir o compromisso com os socialistas, depois do primeiro falhanço. Veremos se o "tudo" é suficiente.

Marcelo Rebelo de Sousa discursa hoje pela primeira vez na ONU. O Presidente da República vai falar sobre refugiados, sobre as alterações climáticas e sobre os oceanos.

Também na ONU, continua a campanha pelo cargo de secretário-geral. António Guterres (que precisa do apoio de Putin) deu uma entrevista à agência noticiosa russa Sputnik onde afirmou a sua independência e imparcialidade e elogiou a Rússia pela forma como construiu uma sociedade multicultural e de várias nações a viverem em conjunto (declarações que são um caso claro da diplomacia a entrar em choque com a História).

Ainda vamos ter mais seis meses (pelo menos) de Operação Marquês. Mas esse não é o único número relevante. O Luís Rosa pegou na máquina de calcular e concluiu, por exemplo, que a base dados da Operação Marquês já tem quase o dobro do tamanho da dos Panama Papers - são mais de 9 milhões de ficheiros informáticos.

Antero Luís, juiz e ex-diretor do SIS, apresentou uma queixa contra Carlos Alexandre (e contra a procuradora Susana Figueiredo) no Conselho Superior da Magistratura (e no Conselho Superior do Ministério Público). Em causa está a forma como o seu nome foi envolvido no processo dos Vistos Gold.

A cidade de Lisboa está com obras por todo o lado e, no Observador, Laurinda Alves escreve ao presidente da Câmara, em nome de todos os que são portadores de deficiências: "Não sei como nem quando acabarão todas estas obras em curso, mas estamos mais que a tempo de vistorias para verificar se cumprem os requisitos da livre acessibilidade. Pode garantir que isso acontece?"

A polícia de Nova Iorque prendeu ontem, depois de um tiroteio, o suspeito de ter colocado várias bombas em caixotes de lixo. Mas quem é Ahmad Khan Rahami, que trouxe de volta o medo e o terrorismo a Nova Iorque? Para já, sabe-se que nasceu no Afeganistão, naturalizou-se americano em 2013 e viajou várias vezes para o Afeganistão e para o Paquistão.


Os nossos Especiais

Martim Moniz, o Galo de Barcelos, os nossos castelos. A História de Portugal? Se calhar, as coisas que pensa que aconteceram talvez não tenham acontecido. A Rita Cripriano falou com Ricardo Raimundo, historiador e colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica, sobre o seu novo livro, Episódios da História de Portugal que não aconteceram bem assim…, e trouxe algumas surpresas.


Notícias surpreendentes

No final de 2018, o Palácio Nacional da Ajuda estará concluído, ao fim de 200 anos. Ali estarão em exposição, por exemplo, as Joias da Coroa e a coleção de ourivesaria da Casa Real portuguesa.

Foi mais um exemplo de que, no desporto, o mais importante não é ganhar. O britânico Alistair Brownlee podia ter ganho o mundial de triatlo, mas, quando viu o seu irmão Jonathan desorientado a poucos metros do parte final da corrida, parou para o ajudar e amparou-o até cruzarem os dois a meta. Ficaram em segundo e terceiro lugar. Este vídeo viral mostra o momento inesquecível.

São 25 das imagens mais aterradoras que circulam na internet. A Marta Leite Ferreira juntou-as nesta fotogaleria e explica-as - pelo menos, aquelas que têm uma explicação

Pronto, não tenha medo, já passou. Agora, só precisa de ir passando por aqui, para ter todas as notícia do dia sempre atualizadas.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa
_________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário