FREGUESIA DA PRAIA DE MIRA ENTRE UMA DAS ÚNICAS CINCO FREGUESIAS A NÍVEL NACIONAL
CENSOS 2021 – Inquérito Teste 2016Resultado de imagem para PRAIA DE MIRA: Já teve início o teste para o Censos 2021…
A Freguesia da Praia de Mira foi escolhida para ser uma das únicas cinco freguesias do país para participar no inquérito teste ao Censos a realizar em 2016. Esta é uma escolha de extrema importância para a freguesia da Praia de Mira e que muito poderá contribuir para uma melhor análise do seu território.
Os elementos da Junta de Freguesia da Praia de Mira demonstram grande contentamento por esta escolha, afirmando que este teste vai dar hipótese de identificar mais corretamente todos os indicadores da freguesia. Os Censos produzem informação essencial para o desenvolvimento económico e social, constituindo-se como instrumentos fundamentais para um melhor planeamento dos serviços e definição de políticas, nas mais variadas áreas. Este é um desafio que revela inovação e que a Junta de Freguesia da Praia de Mira aceita de bom agrado.
Os Recenseamentos da População e da Habitação – CENSOS – são as maiores operações estatísticas realizadas em qualquer país do mundo; destinam-se a obter informação sobre toda a população residente, as famílias e o parque habitacional.
Na maioria dos países, e de acordo com as normas internacionais, os Censos realizam-se de 10 em 10 anos, nos anos terminados em 0 ou 1. Em Portugal, os próximos terão lugar em 2021. No caso da Praia de Mira esta data é antecipada por este inquérito teste – Censos 2016.
Existem algumas datas a ter em conta, tais como:
Resultado de imagem para PRAIA DE MIRA: Já teve início o teste para o Censos 2021…
– 19 a 26 de Setembro – a população residente receberá uma carta do INE com os códigos para responder pela Internet;
– 26 de Setembro a 30 de Outubro – resposta pela Internet em http://www.censosteste2016.ine.pt
– 31 de Outubro a 13 de Novembro – resposta exclusivamente em papel (a população deve aguardar a visita do recenseador)
Durante todo este tempo podem retirar dúvidas através da linha de apoio ou dirigir-se à sua Junta de Freguesia da Praia de Mira. Entretanto vão ser divulgadas mais informações e vão ‘’andar no terreno’’ vários inquiridores (devidamente identificados) no contacto com as populações. Contudo, quem não tiver condições para responder através da Internet deve dirigir-se à Junta de Freguesia da Praia de Mira.
Lembramos ainda, que, a resposta é obrigatória e está protegida pelo segredo estatístico e profissional, pelo que os dados individuais fornecidos ao INE assumem natureza confidencial, não podendo ser cedidos ou divulgados a terceiros, destinando-se a ser utilizados exclusivamente para fins estatísticos (artigos 4º e 6º da Lei nº 22/2008, de 13 de maio e nº 5 do artigo 4º do Decreto-Lei nº 136/2012, de 2 de Julho). O INE assegura as medidas tecnológicas e organizacionais apropriadas para proteger a confidencialidade dos dados individuais que recolhe.
Vamos todos colaborar!

Francisco Soares Reigota
(Presidente da Junta de Freguesia da Praia de Mira)