terça-feira, 20 de setembro de 2016

Uxía e Narf abrem circuito OuTonalidades no Cineteatro Alba

O circuito português de música ao vivo OuTonalidades regressa ao Cineteatro Alba na próxima quinta-feira, 22 de setembro, pelas 22h00. O primeiro café-concerto é com Uxía e Narf, duas referências da música galega. A entrada é livre.

Uxía e Narf são os artistas galegos que mais pontes têm forjado com criadores de diferentes partes do mundo, em especial com países de língua portuguesa. Em 2015 gravaram o primeiro disco em conjunto, “Baladas da Galiza Imaxinaria”, após uma digressão pela América do Sul. Os músicos fundem os seus reportórios neste trabalho, incorporando clássicos, mas também apresentando temas novos que vão “beber” às experiências de anos de viagens pelo mundo.

Os músicos partilharam o palco, pela primeira vez, em 2014 numa digressão pelo Chile, Argentina e Uruguai. Nos vários concertos descobriram que as suas canções, aparentemente tão diferentes, “harmonizavam na singeleza, no gosto pela experimentação e no espírito inquieto e viageiro”, explicam na sua página de Internet. O primeiro trabalho discográfico nasceu da recriação de algumas canções fundamentais de cada um dos artistas e da composição de novos temas. Uxía e Narf têm andado “na estrada” a promover “Baladas da Galiza Imaxinaria” e regressaram, há pouco, dos Estados Unidos, onde realizaram a maior digressão de sempre de um grupo galego de música de autor.

Até ao final do ano o Cineteatro Alba vai receber mais quatro concertos OuTonalidades, sempre com entrada livre – Kátya Teixeira (29 de setembro), Korrontzi (6 de outubro), Sebastião Antunes (20 de Outubro) e Noiserv (17 de novembro).


O OuTonalidades é coordenado pela d’Orfeu Associação Cultural, em colaboração com municípios e associações, e visa incentivar a circulação de música ao vivo em salas de menor dimensão, de norte a sul do país e na Galiza, Espanha.

_________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário