terça-feira, 20 de setembro de 2016

China critica Parlamento Europeu por receber dalai lama

Resultado de imagem para China critica Parlamento Europeu por receber dalai lama
Durante as suas declarações em Estrasburgo, na semana passada, o líder religioso apelou à União Europeia para que "critique de forma construtiva" a China, na questão do Tibete.
"A China opõe-se firmemente às ações equivocadas do Parlamento Europeu", afirmou o porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros Lu Kang, numa conferência de imprensa, em Pequim.
Situada na cordilheira dos Himalaias, o Tibete é uma das regiões chinesas mais vulneráveis ao separatismo. O dalai lama vive exilado na vizinha Índia, na sequência de uma frustrada rebelião contra a administração chinesa, em 1959.
Pequim pressiona com frequência entidades e líderes estrangeiros a não receberem o dalai lama, que em 1989 foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz, acusando-o de ser um "lobo que veste como um monge" e procura a independência do Tibete, através de "terrorismo espiritual".
Lu lembrou que as relações entre a UE e a China estão a desenvolver-se rapidamente e que existe boa comunicação entre os dois lados, acrescentando: "Mas, desta vez, os líderes do Parlamento Europeu insistiram obstinadamente em adotar a sua própria via e tomar a posição errada, prejudicando os interesses estratégicos da China e danificando seriamente a base política para os intercâmbios parlamentares bilaterais".
O dalai lama apelou aos políticos europeus para que façam uma crítica construtiva à China, na questão do Tibete, "numa altura em que os líderes chineses, até os mais ortodoxos neste aspeto, estão a enfrentar um dilema sobre como lidar com o problema".
No mês passado, o Partido Comunista Chinês (PCC) anunciou a nomeação de um novo secretário-geral da organização no Tibete, Wu Yingjie, que substitiu Chen Quanguo, que abandona os seus cargos no comité central do PCC na região, por razões não detalhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário