sexta-feira, 16 de março de 2018

Bragança: Simulacro Testa Capacidade de Resposta Em Parque Subterrâneo

Um simulacro testou ontem os meios de socorro no parque subterrâneo da praça Camões, em Bragança. O simulacro aconteceu no âmbito das comemorações do mês da protecção civil.

O exercício envolveu o incêndio de um automóvel, que deu origem a três feridos, como explicou o segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Bragança, Carlos Martins:
“No âmbito das comemorações do mês da protecção civil em conjunto com o CDOS de Bragança e o Serviço Municipal de Bragança, fizemos este simulacro e aproveitamos ao mesmo tempo para testar os meios de auto protecção do parque subterrâneo da Praça Camões. A manobra escolhida para este simulacro foi incêndio num veículo, dentro do parque no piso -2, no qual estariam envolvidas três vítimas por intoxicação e inalação de fumos. Nós fizemos chegar 2 veículos de combate para aceder pelas duas entradas que o parque tem, com três ambulâncias envolvendo 21 homens, demoramos cerca de 15 minutos a evacuar as vítimas e a extinguir o incêndio”, relatou Carlos Martins.
Neste tipo de ocorrências, os elementos da protecção civil têm cuidados especiais, visto tratar-se de um local sem ventilação natural e com muito combustível. O simulacro permitiu ainda detectar algumas fragilidades:
“Toda a gente se lembra do que aconteceu no festival Andanças, aqui é muito mais grave porque há mais material combustível e os fumos ficam acumulados no parque, isto é, tudo o que é fumos, calor e gases ficam aqui acumulados. Fica aqui uma atmosfera muito perigosa e é só possível aceder ao local com material de protecção. É importante testar estes meios, e notamos algumas falhas de pouca importância como o sistema de desenfumagem não está a funcionar a 100%” disse Carlos Martins.
No total, estiveram envolvidos na ocorrência 21 operacionais apoiados por 9 viaturas, nomeadamente dois veículos de combate a incêndios e três ambulâncias.
O próximo simulacro acontece já hoje, em Vila Flor, onde será testada a resposta a um incêndio na escola secundária, sendo realizado um simulacro por cada um dos 12 concelhos do distrito de Bragança ao longo de todo o mês.
In Brigantia
Fotos: CMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário