sexta-feira, 16 de março de 2018

Dádivas de sangue na UMinho com menos dadores

O número de dadores da Universidade do Minho diminui face às edições anteriores da campanha de Dádivas de Sangue. Este é um projeto da AAUM e dos SASUM.

Terminou mais uma campanha de dádivas se sangue, promovida pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) em colaboração com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST). Segundo os Serviços de Ação Social Da Universidade do Minho (SASUM) número de recolhas baixou quase para metade face ao ano passado. A recolha, que se iniciou no dia 6 de março no Campus de Azurém, terminou ontem (13) com as dádivas no Campus de Gualtar em Braga.

Em Braga foram muitos os que quiseram dar a sua contribuição. Marta Ferreira, aluna Ciências da Comunicação, está a doar sangue pela primeira vez e considera “importante a divulgação deste tipo de atividades”. Segundo a aluna de 19 anos, estas ações são benéficas não só para quem recebe, mas também para quem doa. Para Marta, estas campanhas podem ser uma boa motivação para os alunos participarem noutro tipo de ações como a doação de medula, que também ela pretende fazer em breve.
Sofia Summavielle/ComUM

O principal meio de divulgação foi as redes sociais, confirma Diana que já não é estreante nas colheitas de sangue. A dar sangue pela segunda vez, considera que “é muito importante a academia estar envolvida neste tipo de projetos”, pois permite aos estudantes contribuir para as doações de sangue de uma forma mais prática e rápida. Na sua opinião esta recolha está com mais adesão do que a anterior em que participou, em outubro do ano passado.

Em Gualtar, durante o dia de ontem, doaram sangue mais de 250 pessoas, tendo sido recolhidas cerca de 10 amostras de sangue para análise de medula. A diminuição face ao mesmo período do ano passado pode dever-se, segundo José Cardoso do IPST, à impossibilidade da vinda das unidades móveis, que habitualmente ajudavam a escoar as recolhas e que costumavam estar noutros pontos do campus.
Sofia Summavielle/ComUM

No ano passado, nas recolhas do mês de outubro, doaram sangue nas instalações da UMinho mais de 500 pessoas, incluindo 7 dadores de medula óssea. Embora com uma tendência de diminuição nos últimos anos, muitos são os que continuam a aproveitar a deslocação do IPST à Universidade para poderem fazer as suas doações.

A campanha de dádivas de sangue é organizada pelo departamento social da AAUM em colaboração com os Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM) e decorre, habitualmente, duas vezes por ano letivo, em Guimarães e em Braga.

Hugo Pereira e Sofia Vieira
Fonte: ComUM

Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Todas as formas de divulgação 

possíveis são bem-vindas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário