O Betanzos já flutua. Sindicato diz que os rebocadores que existem em Lisboa (e em todo o país) não têm potência para casos deste tipo.
O Sindicato dos Oficiais de Mar afirma que as constantes tentativas falhadas de desencalhar o navio espanhol que está há dias num banco de areia na foz do Tejo são sinal da falta de meios que existe na costa portuguesa.
O coordenador da direção do sindicato, Sousa Coutinho, adianta à TSF que com os meios que existem os responsáveis têm feito o melhor que é possível, mas podia ter-se feito mais se existissem mais meios, como já existiram no passado, nomeadamente um rebocador mais potente em Lisboa.
Sousa Coutinho diz que os primeiros rebocadores que existem em Lisboa que foram tentar retirar o navio são pouco potentes, bons para trabalhar em porto mas que não permitem evitar a deriva de um navio que como este ficou sem motor à entrada do Tejo. Por sorte, afirma, o navio encalhou num banco de areia; se fosse em rochas estaríamos perante um desastre ambiental.
Durante a madrugada desta sexta-feira o Betanzos começou a flutuar. O porta-voz da Autoridade Marítima, o comandante Fernando Pereira da Fonseca, explicou à TSF que durante a manhã o navio vai ser rebocado para atracar no cais do Beato.
TSF
Foto: Orlando Almeida/Global Imagens
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