sábado, 13 de agosto de 2016

Incêndios: Quatro fogos de grande dimensão permanecem ativos, dois em Aveiro

Quatro incêndios de grande dimensão permanecem ativos esta madrugada em Portugal continental, os dois maiores no distrito de Aveiro, mobilizando um total de 1.062 operacionais, de acordo com a página da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC).

Às 04:00, segundo a página da ANPC, o incêndio no concelho de Arouca, distrito de Aveiro, era o que mobilizava mais operacionais (510) e meios terrestres (163). O fogo, que lavra na localidade de Janarde desde segunda-feira, foi dado como dominado pelas 20:30 de sexta-feira, mas voltou a estar ativo e tem neste momento uma frente.

Também em Aveiro, no concelho de Águeda, localidade de Préstimo, 403 operacionais combatem as chamas, apoiados por 122 meios terrestres. Pelas 02:00, o presidente da Câmara, Gil Nadais, disse à Lusa que a situação durante a noite estava "bastante calma", com expectativas que o fogo pudesse ser dominado pela manhã.

O presidente da Câmara estima que nos últimos dias as chamas tenham consumido mais de 30% da área do concelho, vincando que "ardeu quase tudo até ao IC2, com exceção das zonas urbanas".

Quanto a danos materiais, este incêndio, que começou às 04:00 de segunda-feira, destruiu um armazém de materiais de construção e alguns anexos, além de toda a madeira.

No distrito de Viseu, um incêndio na localidade de Vila Verde, no concelho de Resende, cujo alerta foi dado às 05:05 de sexta-feira, continuava ativo, com uma frente.

Este fogo está a ser combatido por 80 operacionais, apoiados por 18 meios terrestres.

Um quarto incêndio regista-se também, esta madrugada, no distrito de Viana do Castelo onde, em Rebordões, concelho de Ponte de Lima, 69 operacionais e 22 meios terrestres combatem as chamas, que deflagraram às 20:57 de sexta-feira. Este fogo tem atualmente três frentes ativas.


Segundo a Proteção Civil, pelas 04:00 de sábado registavam-se 56 incêndios em Portugal continental, que estão a ser combatidos por 2.339 operacionais, apoiados por 760 meios terrestres.

Foto:24sapo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário