sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Mais de 300 políticos têm direito a subvenção vitalícia

O valor mais alto é superior a 13 mil euros. São 330 os políticos que têm direito à subvenção, mas há mais de 100 que atualmente não recebem o valor determinado pela Caixa Geral de Aposentações.
Foi esta sexta-feira divulgada pela primeira vez a lista de subvenções vitalícias de antigos políticos.
lista, avançada pela revista Visão, tem mais de 330 nomes, mas, de acordo com a Caixa Geral de Aposentações, atualmente são cerca de 200 os políticos que de facto recebem a subvenção.
Da lista não fazem parte os antigos chefes de Estado, uma vez que essas subvenções são pagas pela Presidência da República. Mas estão lá os nomes de ex-primeiros-ministros como José Sócrates, com uma subvenção de 2372euro, e o de Santana Lopes que receberia cerca de 2200euro, e que está, no entanto, com redução total, de acordo com esta lista da Caixa Geral de Aposentações.
A redução total - ou seja, a suspensão do pagamento - coloca-se nos casos em que a pessoa esteja a exercer funções políticas ou públicas remuneradas. Ora, Santana Lopes é provedor da Santa Casa da Misericórdia.

Está na lista também o nome de António Guterres com mais de 4 mileuro, mas com redução parcial, que se aplica nos casos em que exista exercício de atividade privada, incluindo atividades liberais.

Outros nomes conhecidos que estão também nesta lista agora divulgada são os de Adriano Moreira, António Arnaut, Duarte Lima, Bagão Félix, Basílio Horta, Carlos Carvalhas, António Vitorino, Jerónimo de Sousa, Pacheco Pereira, Ângelo Correia, Manuel Alegre, Maria de Belém, Assunção Esteves, Rui Rio.
São nomes a quem a CGA reconheceu o direito à subvenção, mas, sublinhe-se, nem todos estão neste momento a receber o valor determinado e a lista divulgada detalha essas circunstâncias.
Os políticos que exercem atividade pública ou privada (com valor médio mensal igual ou superior a três vezes o indexante dos apoios sociais) estão com redução total ou parcial.
Os ex-governadores de Macau, Rocha Vieira e Carlos Melancia, são os que têm as subvenção mais elevadas. A Rocha Vieira foi atribuído o valor de 13607euro, mas está com redução parcial. Carlos Melancia recebe 9727euro.
TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário