sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Albergaria-a-Velha assinala a Semana Mundial do Aleitamento Materno

Encorajar a prática do aleitamento materno e fomentar a saúde dos recém-nascidos são os principais objetivos da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que em Portugal é assinalada este ano na primeira semana de outubro, entre os dias 3 a 7. “Aleitamento Materno: Presente Saudável, Futuro Sustentável” é o tema do evento.

A Câmara Municipal, em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Albergaria-a-Velha, associou-se às comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno e proporcionou um encontro de um conjunto de mães com os seus bebés para uma sessão fotográfica, de que resultou um cartaz personalizado a assinalar a importância da amamentação.

De acordo com estudos científicos as crianças amamentadas têm um risco menor de desenvolver doenças graves e apresentam uma maior proteção contra algumas doenças infantis, como as doenças do foro respiratório, gastrointestinal e otorrinolaringológico. Da mesma forma, as mães manifestam um risco menor de vir a contrair cancro da mama ou do ovário.

A Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha, desenvolve programas na área da parentalidade onde a temática do aleitamento é abordada e desenvolvida. Dispõe também de um espaço apropriado para apoio ao aleitamento materno, dotado de equipamento adequado e privacidade, onde uma enfermeira com formação e competências acrescidas na área do aleitamento, esclarece dúvidas, resolve problemas relacionados e apoia a mãe ou o casal.


O Município de Albergaria-a-Velha tem atuado em parceria com a UCC em diversas iniciativas, com destaque para o Encontro de Mamãs, evento anual, o Concurso de Barrigas de Gesso e as comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno. 

_______________________________

Mais informações nos site www.adasca.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário