sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Furacão Matthew causa mais de 300 mortos no Haiti e já chegou à Florida

bbc
A Florida está a ser atingida por um dos furacões mais fortes de que há memória no estado norte-americano. O Matthew ameaça a costa com forte ondulação, chuvas torrenciais e ventos de 200 km/hora.
Ao longo do dia deve atingir a costa de 965 quilómetros, de Boca Raton, na Florida, até Charleston, na Carolina do Norte, levando água do mar e chuvas fortes para o interior.
Depois de ter provocado a morte de 339 pessoas no Haiti, o furacão chegou aos Estados Unidos da América esta madrugada. As autoridades emitiram ordens de evacuação para zonas que abrangem pelo menos três milhões de residentes. No caminho do furacão estão cidades de maior dimensão como Jacksonville (Florida) e Savannah (Georgia).
Mais de 200 mil casas já ficaram sem eletricidade na Florida devido à aproximação do furacão, de acordo com a empresa Florida Power & Light, a principal elétrica do estado.
À mesma hora, o Matthew estava a menos de 125 quilómetros de Cabo Canaveral, sede do centro espacial da NASA, a agência espacial norte-americana, de acordo com um boletim do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).
O Matthew avança a 20 quilómetros por hora em direção noroeste, mas desceu da categoria 4 para 3, com ventos máximos sustentáveis de 200 quilómetros por hora. De acordo com o NHC, "ventos com força de tempestade tropical" sentem-se ao longo de toda a costa oriental da Florida.
As autoridades preveem que as condições piorem nas próximas horas. A Proteção Civil diz que, neste momento, a situação é demasiado perigosa para responder a emergências e pede às pessoas que fiquem em casa.
Poucos furacões com esta intensidade tocaram terra na Florida e nenhum desde 1898 ameaçou avançar até ao norte por zonas densamente populadas até ao estado da Georgia.
A cidade de Daytona Beach impôs um recolher obrigatório que vai durar até à madrugada de sábado e o Presidente Barack Obama declarou estado de emergência na Florida, Georgia e Carolina do Sul, prometendo ajuda federal.
O Matthew já passou pelo Haiti, Jamaica, Cuba, República Dominicana e Bahamas.
"Esta tempestade é monstruosa. Quero que toda a gente sobreviva a isto. Podemos reconstruir casas. Podemos reconstruir empresas. Mas não podemos reconstruir vida", disse o governador da Florida, Rick Scott.
TSF
Imagem: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário