Enquanto dormia...
... um sismo de 4.3, com epicentro na zona de Sobral de Monte Agraço, foi sentido em toda a região da Grande Lisboa e no Alentejo. Os testemunhos do 'abanão' multiplicaram-se nas redes sociais, mas segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera não houve danos registados.
O Ministério Público vai criar equipas especializadas no combate à corrupção e crime económico. Segundo o JN, a seleção e o treino de novos magistrados vai ser feito não por antiguidade e avaliação, como até aqui, mas por vocação, apetência e experiência na investigação de crimes complexos.
O Banco de Portugal demitiu um diretor investigado pelo Ministério Público no caso da venda de acções do BES dois dias antes da resolução. Carlos Costa terá sido apanhado de surpresa pela investigação a Rui Carvalho, do departamento de mercados, que esteve quase a ser promovido a administrador, conta o Negócios.
Lá fora, é Donald Trump que continua no topo das notícias. Agora são as tecnológicas de Silicon Valley, como o Twitter, a Spotify, o Facebook ou a Google, que decidiram banir os serviços a supremacistas brancos em protesto contra o presidente americano e os incidentes de Charlottesville. Resta esperar pelo que fará Trump, que depois da revolta dos CEO (demissão de sete dos seus conselheiros) acabou com os conselhos consultivos. As críticas ao seu posicionamento em relação aos supremacistas brancos vieram até dos dois ex-presidentes Bush. O New York Times diz que Trump abriu brechas no partido, nos militares e na indústria.
Pelo meio, a Casa Branca ganhou uma nova diretora (ainda que temporária) de comunicação. Chama-se Hope, tem 28 anos, é uma ex-modelo, trabalhou com Ivanka e traz uma nova esperança na tentativa de Trump passar as suas mensagens para o exterior.
Outra informação importante
Na Madeira começou a investigação à tragédia que deixou 13 mortos na principal romaria da ilha. A Rita Ferreira subiu à Srª do Monte e ao Largo da Fonte onde tudo aconteceu. Falou com o José "das Velas", que respira de alívio; com o filho de António Mendonça, que não cala a revolta; e com a Ana Jesus, o Tiago Ramalho e o Carlos Mendonça sobre a fé e a perda dela.
Entre as vítimas, já todas identificadas, há histórias muito, mas mesmo muito tristes. Os Camacho tinham ido agradecer a saúde de Gustavo que nasceu prematuro: pai e filho morreram, a mãe continua internada. Mas há mais famílias entre os mortos: 8 mulheres (duas delas estrangeiras, da França e da Hungria) e cinco homens. Todos já foram identificados.
Quanto às peritagens, os especialistas dizem que ainda é cedo para chegar a conclusões. Hoje há novas análises e também muitas reuniões políticas. Quanto a ontem, ficou tudo registado no liveblog do dia. Soube-se ainda que os carvalhos (alvarinhos) são árvores que podem viver até mil anos, pouco propensos a doenças, mas que o que caiu estaria corroído por fungos.
Nos incêndios o panorama continua muito complicado. O fogo de Mação descontrolou-se ao fim da tarde de ontem, cercou a aldeia da Louriceira e causou o pânico. O autarca diz que ardeu 90% do concelho. No balanço das chamas das últimas semanas, já se somam 76 feridos, seis deles graves (dois dos quais bombeiros). Até sábado, todo o país está em alerta laranja: o risco de incêndio vai aumentar, num ano que é já o terceiro pior dos últimos 15. Entre as zonas ardidas, há um antigo colégio jesuíta onde estudou Egas Moniz.
Depois das autárquicas, provavelmente no início do próximo ano,Lisboa vai entrar em obras novamente. Vem aí (finalmente!) o grande projeto contra as cheias: os túneis demorarão quatro anos a concluir em seis zonas da capital.
O Ministério Público já está a investigar o Huaweigate.O DIAP abriu um inquérito ao caso denunciado pelo Observador das viagens à China pagas pela tecnológica chinesa a vários políticos portugueses.
Na justiça desportiva, houve castigos no caso da cuspidela de fumo no túnel de Alvalade. O presidente do Arouca foi castigado com 20 meses e o presidente do Sporting suspenso por seis. Bruno de Carvalho reagiu à sua maneira: "É tão previsível que já me tinha auto-excluído", disse. Houve também decisões sobre o caso do 'jogo da mala': foi tudo arquivado.
No futebol jogado, mesmo com Ronaldo castigado (a federação espanhola manteve a suspensão de cinco jogos, CR7 falou em "perseguição"), o Real Madrid bateu o Barcelona outra vez (2-0) e venceu a Supertaça. Em destaque esteve novamente Asensio, que é Marco por Van Basten, ídolo de Zidane e colocou Rafa Nadal a ligar para o Real.
Uma "fantasia" é como a União Europeia considera as pretensões do Reino Unido para o Brexit. Theresa May lançou esta semana com dois novos documentos (e tem vários outros preparados): um sobre o futuro dos acordos aduaneiros e outro sobre a questão da fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte. Mas a UE diz que se trata de realismo mágico.
Duas notícias de ciência. A boa dá conta de um novo teste sanguíneo para detetar precocemente vários tipos de cancro; a má é o registo do primeiro caso português de uma super bactéria rara.
Merkel foi a última a anunciar que os carros a a gasolina e gasóleo vão ter de acabar, por mais que a chanceler alemã queira ajudar a indústria automóvel. Mas não é só na Alemanha: já há onze países onde os carros a diesel não entram.
Os nossos especiais
Um grupo juvenil catalão assumiu a revolta contra o aumento de turismo em Barcelona. O Arran já fez manifestações, navalhou pneus de autocarros turísticos e ocupou restaurantes. A Ana França explica quem é este grupo que anda a assustar turistas em Espanha (e os movimentos gémeos que começam a aparecer na Europa).
Com os incêndios de novo a ameaçarem aldeias, Patrícia Gaspar voltou a ser um dos rostos das notícias. Mas quem é a "espia" da Marinha, de perfil militar, que passou a dar voz todos os dias ao balanço da Proteção Civil sobre os fogos? O Pedro Rainho traça o perfil desta mulher que tem dormido muitas vezes no escritório de Carnaxide, mas mesmo assim arranja tempo para ir aos jogos de basquetebol dos filhos.
A nossa opinião
- José Manuel Fernandes comenta em vídeo as recentes tragédias em Portugal:"Este é no fundo o meu pobre país, sempre preocupado com as aparências, e sempre a descuidar o trabalho de formiguinha de cuidar, recuperar, limpar, manter".
- Helena Garrido escreve sobre os últimos números da economia nacional: "Confirma-se o terceiro arranque da economia desde os anos negros em que pararam de nos emprestar dinheiro. Mas a dívida é demasiado elevada. Sem poupança, o inverno chegará. Como chegou para a cigarra".
- Paulo Tunhas escreve sobre racismo: "Se uma pessoa se define inteiramente como “anti” qualquer coisa (“anti-racista”, por exemplo), tende a encontrar racistas em todo o lado. O macartismo é uma disposição de espírito fácil de adquirir".
Notícias surpreendentes
A “obra máxima” de Stephen King, “A Torre Negra”, chegou finalmente ao cinema. Mas o primeiro episódio da saga, realizado pelo dinamarquês Nicolaj Arcel, não convenceu o Eurico de Barros que lhe dá só duas estrelas. Sobram outras três estreias como alternativa.
No primeiro dia de Paredes de Coura, os Mão Morta cantaram os parabéns, os Future Islands criaram uma pista de dança a céu aberto e Kate Tempest não perdoou. Ora leia.
Muito se tem falado de Guam. Mas muito antes da Coreia do Norte ameaçar a ilha americana do Pacífico, os japoneses tentaram um ataque surpresa em 1944.Falharam porque os doberman militares, conhecidos como cães-diabo, deram o alerta. 60 tornaram-se heróis, 14 acabariam por morrer.
Vamos então às sugestões de férias? Primeiro o aviso parao que andamos a fazer de errado às nossas costas no verão (os especialistas alertam contra os chinelos e os sacos que levamos para a praia). Depois a lista dos melhores países para viver em 2017 (pode dar sempre jeito saber). E por fim, a proposta para 20 hotéis que o vão deixar alucinado (pode ficar isolado no meio do deserto ou do mar, mas sempre rodeado de luxo).
Além de boas sugestões, ideias e histórias, o Observador tem sempre toda a informação atualizada. É só clicar
Obrigada e tenha um bom dia
AUTÁRQUICAS 2017
O seu presidente de câmara fez alguma promessa que não cumpriu? Preencha o formulário para os jornalistas do Observador investigarem.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário