quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Alerta Laranja Até às 20h de Dia 18

O Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para:
  • Amanhã (17ago) prevê-se um aumento das temperaturas máximas, que poderão atingir valores de 38ºC no Alentejo, 32 a 34ºC no interior Centro e 32ºC em Trás-os-Montes. Os teores de humidade relativa manter-se-ão baixos, com valores inferiores a 30% na generalidade do território nacional (exceto a faixa costeira) e podendo mesmo ser inferiores a 20% nos concelhos do Alentejo e da região Centro mais próximos da fronteira com Espanha. Prevê-se recuperação noturna da humidade relativa em toda a faixa costeira, excetuando a região do Algarve. O vento será previsivelmente do quadrante noroeste, com rajadas até 65 km/h no litoral a sul do Cabo Carvoeiro, sendo do quadrante norte nas terras altas em que as rajadas poderão atingir 75 km/h, em especial a partir da tarde. Analogamente à madrugada anterior, o vento rodará para o quadrante leste durante esse período;
  • Sexta-feira (18ago) prevê-se que a situação relativa às temperaturas máximas não sofra alterações significativas, podendo ocorrer uma diminuição dos valores de temperatura no litoral Norte e Centro. Os valores de humidade relativa deverão ser previsivelmente inferiores a 20% no interior Sul e Centro e inferiores a 30% na região de Trás-os-Montes. Prevê-se ainda que ocorra uma intensificação do vento, em especial da parte da tarde, podendo atingir 55 km/h no litoral e 70 km/h nas terras altas (em particular nas serras algarvias).

Assim, importa salientar que existem condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais em algumas regiões de Portugal Continental.

Perante a previsão meteorologica do IPMA, a ANPC decidiu-se pelo prolongamento do Estado de Alerta Especial do SIOPS para o DECIF, no nível laranja, até às 20h do dia 18 de Agosto (sexta-feira).
Fonte: BPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário