quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Terapia Holística: O que é?

terapias-alternativas-corporales-instituto-de-salud-holistica-1024x6411
Os estados emocionais negativos, os bloqueios energéticos nos meridianos, a falta de consciência corporal, a carência alimentar, entre outros, tornam a vida um sofrimento sem igual.
Isso porque, apesar das pessoas que se encontram nestas situações não estarem doentes, na acepção técnica do termo, também não estão utilizando os seus corpos na sua plenitude. Ao contrário, muitas delas estão realmente com bloqueios que as impedem de desenvolverem suas actividades diárias da forma como gostariam.

Ao mesmo tempo, estas mesmas pessoas não podem obter tratamento médico adequado às suas necessidades, uma vez que os problemas que apresentam não são considerados doenças, restando às mesmas, tão somente, permanecerem na sua situação.

A Terapia Holística nasceu nesta lacuna. É uma prática não médica, onde predominantemente se procura o equilíbrio corpóreo, psíquico e social por meio de estímulos naturais, mediante a auto-ajuda ou despertar da consciência do indivíduo sobre o seu corpo e seu papel em seu meio.
As funções profissionais do Terapeuta Holístico devem, necessariamente, conter nas acções de atendimento, a promoção do auto-conhecimento e a busca do equilíbrio energético, sempre dentro do paradigma holístico, promovendo a optimização da qualidade de vida através das diversas técnicas das terapias holísticas ou naturais, evitando-se qualquer termo ou duplicidade de entendimento que sejam específicos de atividades médicas ou de outros profissionais de saúde.
O cliente é abordado integralmente, ou seja, em seus aspectos físicos, psíquicos, energéticos e ambientais e, para tanto, faz-se uso de uma somatória de Aconselhamento e Vivências com técnicas de intervenção corpórea, tais como Massoterapia, Terapia Corporal, Acupuntura e derivadas, Florais de Bach, Reiki, Balanceamento Muscular, Terapia Ortomolecular dentre outras.
Daí a necessidade de oferecer à população acesso a estas formas de estímulos, para que a mesma possa suprir esta lacuna existente entre o estado de saúde e doença, que é justamente a área de trabalho dos terapeutas holísticos.
Trata-se de uma profissão única, em que nenhum outro profissional tem condições de intervir nesta área, propondo a melhora na qualidade de vida dos beneficiários que os terapeutas holísticos podem.
Fonte: Ahau

Nenhum comentário:

Postar um comentário