domingo, 18 de fevereiro de 2018

Políticas europeias para o cancro


Porto acolhe, a 14 de fevereiro, primeira conferência Gago.

A cidade do Porto acolhe a primeira edição da «Gago Conference on European Science Policy», esta quarta-feira, dia 14 de fevereiro.

A debater as políticas europeias, com cientistas, participam os Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Saúde, Manuel Heitor e Adalberto Campos Fernandes, respetivamente, e o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

Em cima da mesa está a evolução das políticas de apoio à investigação em cancro, de modo que três em cada quatro doentes de cancro possam aspirar a ter perspetivas de vida a partir de 2030.

A conferência decorre no i3S (Instituto de Investigação e Inovação em Saúde), da Universidade do Porto, desde as 9 horas, e é dedicada ao esforço que urge na Europa para promover a investigação clínica sobre o cancro, com vista a reduzir o seu impacto na sociedade.

Esta nova série de conferências internacionais é lançada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, juntamente com o dinamarquês Julio Celis (Danish Centre for Translational Breast Cancer Research), a espanhola Teresa Madurelli (antiga deputada no Parlamento Europeu) e Rosália Vargas (Agência Ciência Viva), numa altura em que emerge a discussão sobre o futuro do investimento na ciência e na inovação, no contexto da evolução do processo de construção europeia.

Neste contexto, as conferências pretendem promover o envolvimento de cientistas e políticos, entre outros atores críticos na definição das políticas europeias, na promoção e reforço das políticas de ciência e tecnologia na Europa, incluindo o reforço no ensino experimental das ciências e tecnologias e na cooperação científica e tecnológica internacional com impacto em todo o mundo.

A 1.ª Gago Conference on European Science Policy é organizada por Mário Barbosa e Manuel Sobrinho Simões, ambos Diretores do i3S. Inclui ainda a presença do Diretor do European Research Council, Jean Pierre Bourgignon, assim como do Diretor e principais dirigentes das instituições europeias envolvidas na rede Cancer Core Europe.

A conferência reúne representantes de governos, das comunidades médicas, académicas e científicas, assim como de empresas no espaço europeu.

A iniciativa toma o nome de José Mariano Gago, destacando o seu legado para o desenvolvimento do conhecimento, da ciência e tecnologia e da cultura científica na nossa sociedade.

Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Todas as formas de divulgação 

possíveis são bem-vindas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário