quarta-feira, 7 de março de 2018

360º- Como a PJ apanhou a rede de toupeiras do Benfica na Justiça e Vieira sabia de tudo?; quem é Paulo Gonçalves?; e mais dinheiro para o Novo Banco?

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... Paulo Gonçalves, o assessor jurídico do Benfica suspeito de corrupção, ficou detido nas instalações da PJ e será ouvido esta tarde por um juiz. Terá subornado funcionários judiciais com prendas para ter acesso privilegiado a processos que envolviam o clube. O Luís Rosa e o Bruno Roseiro contam como a rede de toupeiras do Benfica foi descoberta pela Polícia Judiciária: um telefonema anónimo para um coordenador da PJ deu início à Operação E-Toupeira e revelou os informadores do clube no interior da Justiça. E Vieira estava a par de tudo.
Mas afinal quem é Paulo Gonçalves, o advogado que esteve sempre ligado a clubes? Portista de coração e “vieirista” de profissão, o Tiago Palma traça o perfil do 'ferrenho' do FC Porto que se tornou 'braço-direito' do presidente do Benfica.

Uma das ligações suspeitas é a de Paulo Gonçalves a Júlio Loureiro, funcionário judicial e também ex-árbitro e ex-observador de árbitros. Já tinha sido denunciada pelos e-mails revelados pelo FC Porto e incluía a polémica nota ao árbitro Marco Ferreira. Na sequência de toda esta investigação, o Benfica pediu uma reunião de urgência à PGR.

Nos EUA, Donald Trump viu mais um membro da sua administração virar-lhe as costasHary Cohn, o principal conselheiro económico, demitiu-se em discordância com as taxas impostas às importações de aço e alumínio. Trump vai tambémser processado pela estrela pornográfica conhecida por Stormy Daniels, que não só confirma a relação entre ambos, como nega ter assinado qualquer acordo de silêncio. A história do caso presidencial faz manchete da CNN, mas é mais uma importante saída da Casa Branca que preocupa os jornais americanos por causa do impacto nas bolsas: o Washington Post, o Wall Street Journal e o Finantial Times dizem que Wall Street se prepara para mais um dia não.

O FC Porto está fora da Liga dos Campeõesempatou a zero em Liverpool e salvou apenas a honra, porque pouco havia a fazer depois da pesada derrota no Dragão. Mas os cânticos das bancadas calaram os da terra dos Beatles, como destaca o Bruno Roseiro na crónica. E houve mais uma estreia vinda da equipa B:Bruno Costa, o aluno de Engenharia Informática, que não precisou de cábulas.

Já o Real Madrid segue em frente, após voltar a vencer o PSGDepois do 3-1 em Madrid, 2-1 em Paris sem Neymar, mas com Ronaldo, que está lá sempre. Hoje há Tottenham-Juventus, que empataram 2-2 na primeira mão e têm a eliminatória em aberto, e Manchester City-Basileia, com os de Pepe Guardiola com uma vantagem de 4-0.

Ainda no futebol, o Conselho de Disciplina da FPF abriu um inquérito à segunda parte do Estoril-FC Porto, depois da denúncia de corrupção que está a ser investigada pelo Ministério Público.





Outra informação importante 

Começa a ser cada vez mais claro que o Estado ainda vai ter de injectar mais fundos públicos no Novo Banco. O acordo com a Comissão Europeia para a venda ao fundo Lone Star admite este último recurso num cenário adverso. Bruxelas também diz que a resolução do BES exigiu apoios de 9,2 mil milhões, segundo os documentos a que a Ana Suspiro teve acesso. A Direção Geral da Concorrência da Comissão Europeia detectou ainda “deficiências significativas” na gestão do Novo Banco já sob controlo do Banco de Portugal

Novo Banco que decidiu avançar com o plano de reformas antecipadas e rescisões para reduzir mais 400 trabalhadoresVão fechar também mais 73 balcões.



Já no Ensino Superior, as pressões não caíram em saco roto: o ministro já diz que a redução de vagas em Lisboa e Porto não são uma decisão fechada

No julgamento da Operação Fizz houve novas confissõesUma ex-funcionária do DCIAP revelou que cortou "com um x-ato o nome de Manuel Vicente dos autos”, depois de uma ordem de Orlando Figueira. O ex-procurador é acusado de corrupção por ter arquivado processos contra o ex-vice-presidente angolano.

Por falar em corrupção, o Ministério da Justiça contestou aavaliação feita a Portugal pelo Grupo de Estados contra a Corrupção (GRECO). O grupo criado pelo Conselho da Europa deu nota negativa a Portugal, depois de uma resposta quase nula às 15 recomendações que fez há três anos para três grupos específicos: juízes, procuradores e deputados.

Mais corrupção, agora no Brasil. O Supremo tribunal recusou o habeas corpus pedido por Lula da SilvaO ex-presidente e novamente candidato presidencial fica agora mais perto de ser preso.

A investigação à EDP encontrou e-mails da empresa que terão reforçarão as provas da ligação ao ex-ministro da Economia Manuel Pinho. Segundo o Expresso, Pinho recorreu à EDP para assessorar um fundo no Canadá.

Mário Centeno já arranjou um inimigo no Eurogrupo.Varoufakis, o ex-ministro das Finanças grego, não gostou de uma entrevista em que Centeno deseja que a Grécia continue a prosperar. E respondeu-lhe, muito brutamente, via Twitter. 

Houve um encontro histórico entre as duas Coreias. Haverá uma nova cimeira em Abril. Mas as versões sobre as conclusões ainda são um bocadinho diferentesa Coreia do Norte disse ter chegado a um “acordo satisfatório”; a Coreia do Sul realçou apenas que houve “resultados”. Fica a dúvida: Kim Jon-un comprometeu-se ou não com a desnuclearização" em troca do fim dos exercícios militares dos EUA com Seul?

Os nossos especiais

Qual é o maior inimigo dos empreendedores (e não só, acrescento eu)? O ego. Quem o diz é Thomas Kriese, um dos especialistas da Singularity University, organização de Silicon Valley que tem o apoio de NASA e da Google, em entrevista à Ana Pimentel. “Temos de ultrapassar os problemas de ego associados ao falhanço”, aconselha.

A nossa opinião

  • Maria João Avillez escreve sobre a "desprotecção, zanga e melancolia" dos portugueses: "Como “a educação dos portugueses é o medo à polícia”, pode ser que tanta “contravenção” e o seu súbito estatuto de “enteado” vença o automobilista. Mas o combate é miseravelmente desigual".
  • José Manuel Fernandes, numa opinião em vídeo, fala das eleições italianas e no recado dado ao establishment europeu: "O que cansou os italianos foi uma elite incapaz de lidar com os problemas da imigração e o crescente desencanto com a União Europeia. Bruxelas também perdeu em Roma".
  • Miguel Pinheiro escreve sobre o CDS, o partido que "não quer ir long demais": "No novíssimo CDS fala-se em Adriano Moreira, em Adelino Amaro da Costa e em Lucas Pires. Mas o segredo para perceber o partido mais bem comportado do regime está em Freitas do Amaral".
  • Maria João Marques escreve sobre os ódios ideológicos: "Passos Coelho teria indignação com qualquer escolha profissional porque há setores ideológicos especializados no ódio. São os mesmos que se exaltavam com a atroz perseguição à vida privada de Sócrates".
  • Luís Aguiar-Conraria escreve sobre a importância do Ensino Superior: "Apenas metade do impacto do ensino superior no bem-estar resulta directamente do aumento do rendimento. A outra metade vem de factores como a saúde, a confiança interpessoal e a percepção de segurança".
Notícias surpreendentes
As vencedoras do Festival da Canção revelam tudo sobre o antes, o durante e o depois da finalIsaura e Cláudia Pascoal chegaram a gravar outra canção até escolherem "O Jardim", foram celebrar a vitória com hambúrgueres no McDonald's de madrugada e reagiram bem às críticas no dia seguinte. E contaram isto e ainda mais na entrevista ao Gonçalo Correia.


Viver o momento parece ser o mantra deste ano. Eis algumas dicas para aplicar este método do "mindfulness" no dia a dia.

Se quiser tentar outra forma de descontrair, pode usar o velho método das mensagens nas garrafas. Foi agoraencontrada a mais antiga: tem 132 anos e foi atirada ao mar por um navio alemão em 1886.

Por falar em navios, foram descobertos os destroços do USS Lexington. Paul G. Allen, um dos multimilionários fundadores da Microsoft, financiou a expedição que descobriu um dos primeiros porta-aviões americanos, abatido na II Guerra Mundial. Mas antes de afundar, a "Lady Lex" fez alguns estragos.

Fica feito resumo da informação da manhã e das principais notícias que marcam a atualidade. Mas o dia ainda está a começar. Para o manter a par de tudo o que vai acontecer, cá estaremos no Observador

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário