terça-feira, 6 de março de 2018

Câmara atribui voto de louvor a PME’s Líder e Excelência



A Câmara Municipal aprovou, na sua reunião de 5 de março, atribuir um voto de louvor a todas as empresas da Marinha Grande distinguidas pelo IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, IP. relativamente ao exercício económico de 2017, com o estatuto de PME Líder e PME Excelência.

A deliberação foi tomada reconhecendo a importância dos estímulos conferidos às dezenas de empresas distinguidas, visando reforçar a sua capacidade competitiva  assim como o seu papel incontornável e insubstituível na promoção do emprego e do desenvolvimento económico, do bem-estar da população e no reforço do prestígio do concelho da Marinha Grande.

As distinções decorrem da seleção de um conjunto de pequenas e médias empresas, de diferentes ramos da atividade económica, ao nível nacional, dentre as quais foram identificadas na Marinha Grande, 74 empresas com o estatuto de PME Líder e 23 com o estatuto de PME Excelência.

A deliberação camarária considera que “se trata de uma comunidade que se distingue pela sua evidente capacidade de resposta face aos mais exigentes desafios, fazendo deste território uma referência em matéria de empreendedorismo que evoluiu, de forma sustentada, para um modelo de desenvolvimento assente na diversificação da atividade económica  incorporando soluções que, do ponto de vista tecnológico e da gestão, lhe asseguram grande preferência em face dos padrões de rigor impostos por mercados extremamente exigentes”

Perante “esta distinção coletiva do tecido empresarial da Marinha Grande, é sublinhada  a importância do reconhecimento deste “ecossistema local” que muito contribui para a diferenciação e prestigio do concelho da Marinha Grande, no contexto regional e nacional, enquanto comunidade em constante  processo de transformação gerador de progresso social e de desenvolvimento económico”.

A atribuição destes estatutos teve lugar em cerimónia pública, em Gondomar, no passado dia 20 de fevereiro de 2018.  

O estatuto PME Líder foi lançado pelo IAPMEI em 2008, no âmbito do Programa FINCRESCE, visando distinguir empresas com perfis de desempenho superiores, conferindo-lhes notoriedade, concedendo-lhes, ainda, condições mais favoráveis para efeitos de financiamento a fim de desenvolverem as suas estratégias de crescimento e de reforço da sua capacidade competitiva.

O grupo das PME Líder que apresentem os melhores desempenhos é também distinguido anualmente  com o estatuto de PME Excelência, que confere condições acrescidas de visibilidade a estas empresas de perfil superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário