terça-feira, 6 de março de 2018

Marinha Grande celebra 30 anos de cidade


Resultado de imagem para Marinha Grande
No próximo dia 11 de março, a Marinha Grande e os municípios geminados do Fundão, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António, comemoram o 30º aniversário da sua elevação a cidade.

Estas cidades estão unidas pela sua ascensão àquela categoria no mesmo dia (11 de março de 1988) e celebram o acontecimento de forma rotativa, cabendo este ano ao Fundão ser o anfitrião.

Como habitualmente, o programa envolve os representantes das entidades dos quatro concelhos e os alunos e professores do 1º ciclo que integram o projeto educativo “À Descoberta das 4 Cidades”.

O programa das comemorações é o seguinte:

14h45 | Hastear das bandeiras em frente ao edifício da Câmara Municipal do Fundão, com a Filarmónica de Silvares;

15h00 | Oferta de lembranças ao Presidente da Câmara Municipal do Fundão pelas câmaras municipais de Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António;
Entoação do hino “Caracol da Amizade” do projeto Educativo “À Descoberta das 4 Cidades”;

15h30 | Sessão solene no Centro de Negócios do Fundão.

O projeto “À Descoberta das 4 Cidades” é dirigido aos alunos do 1º ciclo do ensino básico e contribui para dar a conhecer cada concelho, a nível geográfico, social, cultural e económico. Tem ainda como propósitos melhorar a formação cívica de todos os participantes e promover a cooperação entre os quatro municípios.

Este projeto incentiva também a participação da restante comunidade, que tem descoberto os valores comuns a cada município e as suas particularidades, promovendo com esta experiência a harmonia entre eles.

Este ano letivo, em representação do concelho da Marinha Grande participam as Escolas   do 1º ciclo do ensino básico de Picassinos e Amieirinha.

Nos próximos três anos, as escolas irão à descoberta do património da água dos tesouros escondidos em cada esquina, em cada reduto, em cada praça…na serra, na planície, na praia, no âmbito da ação educativa “Às voltas com a água”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário