terça-feira, 27 de novembro de 2018

360º - Borba: Governo recebeu um email com alerta em 2014. Costa vai ter de negociar com professores. A missão que "vai fazer uma ecografia" a Marte

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
A histórica missão InSight sobreviveu aos “sete minutos de terror” e chegou com sucesso a Marte. Trata-se da primeira missão da NASA a estudar as profundezas de outro planeta. O momento fica para a História: foi na segunda-feira, dia 26, às 19h54. Pode rever o que aconteceu, num vídeo 360º, aqui.

Cinco minutos depois de aterrar, o InSight enviou para a Terra a primeira fotografia tirada em Marte. O que é que se via? O céu estava limpo e o terreno tinha poucas rochas.

E agora, o que podemos esperar do InSight? Pelo menos quatro coisas, como explicam os cientistas envolvidos na missão:
  1. Vai estudar as profundezas de Marte, instalando pela primeira vez sismógrafos noutro planeta além da Terra;
  2. Vai usar um braço robótico (também pela primeira vez noutro planeta) para distribuir instrumentos;
  3. Vai perfurar a superfície marciana a uma profundidade 15 vezes maior do que alguma vez foi feito;
  4. E vai montar um magnetómetro em Marte.
Mais informação importante

É uma notícia do Observador: em dezembro de 2014, o gabinete do secretário de Estado da Energia recebeu por email um dossiê sobre a falta de segurança da estrada que desabou em Borba. Ou seja: confirma-se, para lá de qualquer dúvida, que os alertas chegaram ao Governo. O então secretário de Estado, Artur Trindade, garante que a informação não lhe foi comunicada.

Este email sobre a estrada de Borba também foi enviadoà Direção-Geral de Energia e Geologia. O então diretor-geral deixou as funções menos de um mês depois de a informação ter chegado.

O Governo vai mesmo ter que voltar a negociar com os sindicatos por causa da contagem do tempo de serviço. E vai fazê-lo obrigado pelo Parlamento. Ontem, durante a votação do Orçamento na especialidade, o PS ficou isolado no voto contra. (E houve mais cinco tropeções que deixaram os socialistas em minoria.)

Mário Nogueira, que agora regressa às negociações, disse ontem que os professores “nunca vão esquecer esta afronta do governo”, que tentou reduzir o tempo de serviço a contar para o cálculo da reforma.

De Belém veio um travão à pressa de PCP e BE nesta matéria. O próprio Presidente da República confirmou ao Observador que vai decidir primeiro o que fazer com o Orçamento e que só depois se debruçará sobre a questão dos professores.

Ontem, as primeiras sete horas de votações do Orçamento tiveram muitos episódios. Houve castanholas, bolachas integrais e uma falha na AR TV.

Armando Vara está na iminência de ser detido, depois de todos os seus recursos terem falhado, e falou ontem ao Observador: "Estou pronto para me apresentar quando quiserem". Diz ser inocente, mas garante que não vai fugir: "Sempre fui de honrar as minhas obrigações. Se o juiz achou que eu tenho uma dívida com a sociedade, quero pagá-la". 

Confirma-se: o juiz Carlos Alexandre vai mesmo ser alvo de um processo disciplinar por causa das declarações que fez à RTP sobre o sorteio do juiz que ficaria com a instrução do processo Marquês. A escolha, como se sabe, recaiu sobre Ivo Rosa.

Ainda sobre justiça e investigações à corrupção: há investigações paradas por causa da falta de inspetores na PJ e o DCIAP recorre cada vez menos à Judiciária por falta de meios técnicos e humanos.

Mais de 150 produtores de energia renovável do regime especial receberam 300 milhões de euros em apoios públicos que acumularam com tarifas acima do mercado — e vão ter de devolver uma parte. A decisão está com João Galamba.

Há 60 mil pedidos de bolsas de estudo do Ensino Superior ainda por analisar. O motivo do atraso é um problema informático, escreve o Público.

A tensão entre a Ucrânia e a Rússia não diminui:
Donald Trump falou sobre o Brexit e não ajudou Theresa MayO Presidente americano diz que o acordo é óptimo para a UE (primeira facada) e que o documento pode levantar dificuldades ao comércio entre o Reino Unido e os EUA (segunda facada).

O voto no Parlamento britânico está marcado para 11 de Dezembro e já há deputados conservadores a dizer que o acordo está "mais do que morto".

Seis meses depois da despedida de Camp Nou, Iniesta decidiu contar tudo uma entrevista televisiva. Falou sobre a depressão, sobre o Mundial da Rússia e sobre  “o ódio” que José Mourinho provocou entre Real Madrid e Barcelona.

Na Argentina, continuam a surgir notícias sobre o adiado River Plate-Boca Juniors: foram feitas buscas no Monumental, o capitão do Boca diz que tinha medo de morrer se vencesse o jogo e Maradona voltou a falar.

Os nossos Especiais

Como será ir às compras num “shopping” em 2028? Com o crescimento do comércio online, os centros comerciais estão a reinventar-se e vão transformar-se em "micro-cidades hiper-conectadas". O Edgar Caetano dá os detalhes.

A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "O Brexit é péssimo, mas não haver Brexit será pior": "A União Europeia não se pode deixar caricaturar como “uma prisão de povos”, onde não importa como os cidadãos votam. Por isso, o Reino Unido deve sair da UE".

José Manuel Fernandes diz, numa opinião em vídeo, que "4258 dias depois, Costa não viu nada, não pede desculpa por nada": "Aconteceu depois de Pedrógão, dos fogos de Outubro, de Tancos e repete-se com Borba. António Costa acumula 4258 dias no governo. Nunca nada que corra mal é com ele".

Laurinda Alves escreve "Puro desespero, senhor primeiro ministro!": "À hora em que escrevo sinto-me vencida pela força da vontade de Eduardo Jorge e digo-o com angústia, mas estou absolutamente convencida de que que se trata de puro desespero, senhor primeiro ministro".

Notícias surpreendentes

A noite de passagem de ano em Lisboa vai juntar no Terreiro do Paço Richie Campbell, Plutónio, Ana Bacalhau e muitos outros.  Veja o programa aqui.

Ainda sobre a morte de Bernardo Bertolucci, há um texto que tem de ler: Eurico de Barros escreve sobre o cineasta que foi da revolução ao conformismo.

A Poças é a empresa mais portuguesa do vinho do Porto e celebra, em 2018, 100 anos de história. A Ana Cristina Marques fez uma viagem ao império familiar que o bisavô fundou em plena guerra mundial e da qual os bisnetos ainda cuidam.

Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
E há outra novidade: a nova revista de Lifestyle do Observadorjá está nas bancas. 
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário