sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

ANPC acolhe a Main Planning Conference do Exercício Europeu de Proteção Civil – CASCADE´19

Na semana em que se assinala o Dia da Proteção Civil, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) acolhe em Portugal, no próximo dia 26 de fevereiro, às 10h00, na Biblioteca Municipal de Palmela, a Main Planning Conference do Exercício Europeu de Proteção Civil – CASCADE’19.

O CASCADE´19 é um exercício europeu de proteção civil que irá decorrer em Portugal entre 28 de maio e 1 de junho de 2019, organizado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em colaboração com a Direção-Geral da Autoridade Marítima (DGAM), sendo financiado pela Comissão Europeia no quadro do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

Nesta reunião de trabalho participam os representantes dos países europeus integrantes do exercício (Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Croácia), com o objetivo de efetuar um balanço das ações de planeamento e consolidar as fases seguintes de execução do exercício. No dia 27 estão agendadas visitas a diversos cenários onde irá decorrer o CASCADE´19, em Setúbal e Évora.

O exercício, que irá mobilizar mais de 600 operacionais, visa testar e treinar a resposta a situações de emergência múltiplas que possam ocorrer em cascata (sismo, cheias, acidente químico, rutura de barragem e poluição marítima) em território nacional. Trata-se de um LIVEX (Live Exercise) com diversos cenários, nos distritos de Lisboa, Aveiro, Évora e Setúbal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário