sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

“Missão Ciência & Arte” leva crianças de S. Sebastião da Giesteira “À Descoberta dos Pigmentos”

As crianças da Escola Básica de S. Sebastião da Giesteira foram descobrir como se preparam e utilizam os pigmentos naturais utilizados nas tintas. Descobriram os tons da natureza e também a forma como os utilizamos para tornar a nossa vida mais colorida. A oficina criativa, que decorreu nas instalações municipais do Páteo do Salema, Divisão de Educação e Intervenção Social, foi orientada pela Investigadora Milene Gil do Laboratório Hércules da Universidade de Évora.
Esta foi mais uma iniciativa integrada no âmbito da “Missão Ciência e Arte”: um projeto de educação científica que resultou de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Universidade de Évora, através do Laboratório Hércules. Dirigido em primeira instância aos alunos dos ensinos básico e secundário, mas também à população em geral, a “Missão Ciência e Arte” tem como principal objetivo incutir nos mais jovens o gosto pela ciência, pela descoberta e também pelo trabalho que os cientistas desenvolvem nas mais diversas áreas do conhecimento, incluindo a respetiva aplicação prática.
Hoje as nossas crianças de S. Sebastião da Giesteira tiveram oportunidade de perceber de onde vêm as cores que a natureza nos oferece, de transformar os diversos materiais em pigmentos, utilizando-os elas próprias no fabrico das tintas com que pintaram cada um o seu trabalho, que no final exibiram com orgulho.
Ainda no âmbito do projeto "Missão Ciência & Arte", estão já programadas para este ano visitas ao Laboratório Hércules para alunos do Ensino Secundário, e também algumas conversas com ciência para a comunidade educativa e para a comunidade em geral, entre outras atividades que vão desde a história à física.

Aos professores e educadores interessados deixamos a informação de que podem combinar a participação dos seus alunos e educandos nas diversas atividades, utilizando o e-mail de contacto: cienciarte@uevora.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário