terça-feira, 15 de novembro de 2016

GERINGONÇA VIROU VACA VOADORA (E COSTA QUE SE CUIDE)


 
António Cotrim / Lusa
O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, que mostra uma vaca voadora na apresentação do Programa Simplex 2016
A geringonça já lá vai e o que está a dar é a vaca voadora. Um grupo de personalidades de esquerda criou um site intitulado “A vaca voadora”, que pretende ser uma espécie de manifesto “vigilante” do governo do PS e dos seus aliados PCP e Bloco de Esquerda.
“A vaca voadora é a metáfora que melhor exprime e sintetiza a solução política encontrada para a constituição do XXI governo constitucional”, escreve-se neste site que foi notícia na edição deste domingo do Público.
A página inspirou-se no boneco de uma vaca voadora que António Costa entregou à ministra da Modernização Administrativa, aquando da apresentação do programa Simplex, em Maio passado.
Criada por várias personalidades de esquerda, diversas com conotações a PS, PCP e Bloco de Esquerda (BE), tem como objectivo fazer “crítica construtiva” e “vigilante”, conforme sustenta no Público o politólogo André Freire, que foi candidato independente pelo LIVRE nas últimas legislativas e é uma das figuras associadas ao site.

“A vaca pode voar mais alto”

André Freire constata no diário que a saúde da actual solução de governo também depende da capacidade de os seus apoiantes “não serem acríticos”.
A mesma ideia defende o sociólogo e professor da Universidade de Coimbra, Elísio Estanque, considerando no referido jornal que, acredita que “a vaca pode voar mais alto”.
“Esta maioria pode continuar a surpreender-nos e, ao mesmo tempo, mostrar a outros países europeus que a celebrizada TINA (‘There Is No Alternative’) constitui uma falácia”, constata Elísio Estanque.
No site sublinha-se que estão em causa apoiantes do actual governo, mas também figuras interessadas em fazer “análise e crítica política autónoma e independente” às medidas adoptadas pelo mesmo.
A vaca voadora é “o símbolo de que há impossíveis que se podem materializar em compromissos e acção política a partir do momento em que se valoriza e dá prioridade aos valores que são comuns aos engenheiros que lhe deram asas”, considera-se também no site.
Entre as personalidades associadas a esta “vaca voadora” estão os socialistas José Leitão, ex-deputado e ex-dirigente do PS, Helena Roseta, actual presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, e Fernando Nunes da Silva, que foi vereador de António Costa na autarquia lisboeta.
Conta-se ainda com a participação de Pedro Bacelar de Vasconcelos, ex-Governador Civil de Braga, do médico Cipriano Justo, especialista em Saúde Pública e fundador e dirigente da Associação Renovação Comunista, do historiador e jurista António Hespanha, ex-militante do PCP, do economista Bernardino Aranda, com ligações ao PCP, da actriz Maria Tengarrinha, que esteve no arranque do BE, da líder da Associação dos Pensionistas e Reformados, Maria do Rosário Gama, do jornalista José Vítor Malheiros, do cineasta António-Pedro Vasconcelos, e do encenador Carlos Fragateiro, ex-presidente do conselho de administração do Teatro Nacional D. Maria II.
ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário