terça-feira, 15 de novembro de 2016

Governo compromete-se com 112 acessível às pessoas surdas até ao final do ano

O ministro da Segurança Social, José António Vieira da Silva, afirmou esta terça-feira ter como compromisso tornar o número de emergência, 112, acessível às pessoas surdas até ao final do ano.

Vieira da Silva falava à margem de uma cerimónia no Palácio de Belém em que se assinalou o dia nacional da língua gestual portuguesa.
O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social referiu que o Governo tem "um programa de trabalhos muito intenso no que toca à inclusão das pessoas com deficiência, nomeadamente através da criação em todo o país de balcões dedicados às pessoas com deficiência".
"Neste caso concreto das pessoas com deficiência auditiva, a nossa grande batalha e o compromisso que temos até ao final do ano é tornar acessível o 112, que é um número que é útil para todos os portugueses", afirmou.
O ministro adiantou que as pessoas surdas serão atendidas "através de um meio com capacidade visual" e terão "do outro lado alguém que possa encaminhar o seu problema, encaminhar a sua situação crítica".
Durante a cerimónia, o Presidente da República recebeu em Belém a Federação Portuguesa das Associações de Surdos e anunciou a disponibilização de vídeos dos seus discursos com tradução para língua gestual portuguesa na página oficial da Presidência da República.
Perante uma assistência composta por dezenas de jovens surdos, o chefe de Estado referiu que a língua gestual portuguesa é "o terceiro idioma do país, juntamente com a língua portuguesa e o mirandês" e afirmou: "Nós somos todos diferentes, e essa é a nossa força".
O Presidente da República lembrou que o portal da Presidência já permitia aos utilizadores invisuais tirar o máximo o partido das tecnologias de leitura de ecrã. "Hoje é dado mais um passo, com a disponibilização de vídeos com tradução para língua gestual portuguesa e também com legendagem", anunciou em seguida.

TSF


Nenhum comentário:

Postar um comentário