terça-feira, 15 de novembro de 2016

360º - Brexit, Trump e, agora, senhoras e senhores, Itália. Vem aí mais um susto?

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
O ministro russo da Economia foi detido por suspeitas de corrupção. Alexy Ulyukayev terá recebido cerca de 1,8 milhões de euros em subornos por se ter envolvido num negócio com petrolíferas. O ministro foi apanhado em flagrante.

O governo mexeu no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) e, como consequência, o preço do gasóleo vai baixar um cêntimo. O preço da gasolina deve manter-se.

Ontem à noite foi finalmente divulgado o vídeo que mostra o que aconteceu nos balneários de Alvaladedepois do jogo entre o Sporting e o Arouca. As imagens já foram analisadas ao segundo.


Informação relevante
Brexit, Trump e, agora, senhoras e senhores, Itália. No dia 4 de dezembro, os italianos votam em referendo uma proposta que pretende alterar a forma como as leis são feitas. Parece simples? Pois, mas é complicado. Há um risco para o establishment: o primeiro-ministro, Matteo Renzi, disse que se demitia caso perdesse a votação. Há uma oportunidade para os populistas: o movimento 5 Estrelas, liderado pelo comediante Beppe Grilo, quer aproveitar para ganhar força. E há um problema para o "sistema": Itália é um dos elos fracos do euro. Junte tudo isto e reze para não haver um enorme kabum!. O Edgar Caetano tem os detalhes aqui.

E aqui estão as notícias do dia no Planeta Trump:

O gestores de hospitais que tenham uma má avaliação vão ser despedidos. A garantia foi dada ontem pelo ministro da Saúde no Parlamento. A avaliação aos gestores hospitalares começa no próximo ano.

Os juros da dívida de Portugal passaram ontem os 3,6% e entraram numa "zona de perigo". Um responsável da DBRS, a única agência de rating que mantém o país acima de "lixo", disse há semanas ao Observador que estaria confortável desde que as taxas não superassem os 3,5% e, sobretudo, os 4%.

A associação TIAC – Transparência e Integridade, representante portuguesa na rede global anti-corrupção Transparency International, disse em comunicado que abrir um precedente para os gestores da Caixa, que permitisse manter declarações de rendimentos em segredo, poderia levar todos os titulares de cargos públicos a exigir o mesmo.

Já o antigo ministro da Economia Augusto Mateus, em entrevista à Rádio Renascença, classificou as discussões recentes sobre a Caixa como uma "polémica sem sentido", porque o realmente importante será o papel do banco público na economia.

Morreu Miguel Veiga, advogado e um dos fundadores do PSD. Tinha 80 anos.

O comerciante turco que ficou conhecido em abril por um vídeo onde era agredido à porta do seu restaurante no Cais do Sodré não consegue voltar a Portugal. Foi à Turquia visitar a mulher e as filhas e agora não lhe dão visto para regressar. A notícia é do Correio da Manhã.

Thomas Muller, avançado da seleção alemã, ficou furioso por ter tido que jogar contra San Marino no apuramento para o Mundial. Segundo ele, as grandes equipas não deveriam ter que defrontar selecções fracas. O campeão do mundo não estava seguramente a contar com a resposta, em 10 humilhantes pontos, do diretor de comunicação de San Marino.

Os nossos Especiais
Tiago Brandão Rodrigues está hoje no Parlamento a explicar os números do orçamento para a Educação.Alexandre Homem Cristo já olhou para eles ao detalhe e encontrou um objetivo de corte, duas pontas soltas, quatro confirmações políticas e quatro ideias a reter. Ora leia.

"A Vida e a Morte dos Nossos Bancos" é o último livro de Helena Garrido, colunista do Observador, e é lançado hoje. O Observador fez uma pré-publicação dos capítulos “O nosso dinheiro”, um olhar geral sobre os acontecimentos, e “O Cemitério de Bancos”, uma análise aos dias da derrocada do Banif, do Banco Espírito Santo e do BPN.

Também hoje é lançado o livro "Opus Dei: eles estão no meio de nós", do jornalista do Observador Rui Pedro Antunes. Pode ler aqui uma pré-publicação sobre regras relativas aos castigos corporais, as relações com as ideologias políticas e o papel das mulheres na organização.


Notícias surpreendentes

Espero que tenha aproveitado para ver a "superlua" de ontem, porque tão cedo não vai ter outra. Mas, se por acaso não conseguiu, temos mais uma oportunidade para si. Aqui, pode ver as melhores imagens em Portugal e no mundo. E aquipode ver um vídeo, que já foi visualizado mais de 350 mil vezes, do nascimento da "superlua" em Lisboa em 48 segundos.

A nova camisola da Benetton é feita numa máquina especial que faz uma espécie de "impressão 3D de tricô".A Ana Dias Ferreira esteve na fábrica da marca, em Treviso, a perceber porque é que isto é uma inovação e trouxe de lá esta reportagem.

É uma fotogaleria muito instrutiva. Ela mostra as imagens do seu líder que o regime da Coreia do Norte quer mostrar ao mundo. Kim Jong-un aparece a sorrir com crianças, num parque aquático ou numa fazenda de cogumelos.

São os melhores hotéis de charme do mundo - e há lá um português. Os World Boutique Hotel Awards deste ano escolheram o Vila Joya,  em Albufeira, como o melhor hotel gastronómico. Veja as imagens de todos os vencedores.

Já foi divulgado o trailer de "MOURA, o outro lado", um documentário sobre Ana Moura realizado pelo Observador em parceria com a Sons em Trânsito e com a Universal Music Portugal. O documentário, que mostra os bastidores da última digressão da cantora, estará disponível a partir de sexta-feira, dia 25. Veja o trailer aqui.

Com esta boa notícia, comece mais um dia de trabalho. Vá passando por aqui, estamos à sua espera.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

_____________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário